Brasileiros avançam no Rali Dacar

Zouérat – A dupla brasileira formada por Klever Kolberg e Eduardo Bampi chegou em 23,º lugar na etapa de ontem do Rali Dacar. Eles percorreram os 395km cronometrados do trecho entre Tan Tan (Marrocos) e Zouérat (Mauritânia) com o tempo de 3h47min. Com o resultado, o Mitsubishi deve subir mais posições na classificação-geral. O vencedor dessa, que é a maior etapa do Dacar 2007 (817km no total, incluindo os trechos de deslocamento) foi uma surpresa: o americano Robby Gordon, junto com o navegador Andy Grider.

Ex-piloto de F-Indy e atualmente disputando a Nascar, Gordon disputa o Dacar pela segunda vez. Este ano, ele corre com uma versão ?rallyzeira? do Hummer, o enorme jipe americano que fez sucesso na Guerra do Golfo e, de lá, passou a ser vendido em versões civis. Até quarta, Gordon e Grinder ocupavam apenas a 36.ª posição na classificação-geral.

Em segundo lugar ficou a dupla Jean-Louis Schlesser/Arnaud Debron, apenas 17 segundos mais lentos, a bordo do buggy projetado pelo próprio Schlesser, em parceria com a Ford. Na soma dos tempos, a liderança geral continua com a dupla Carlos Sainz /Michel Perin, que fez o 4.º melhor tempo. O brasileiro Paulo Nobre ?Palmeirinha? e o navegador português Filipe Palmeiro fizeram o 18.º tempo do dia, e também devem subir bastante na classificação.

Motos

Na categoria motos o vencedor da etapa foi Jordi Viladoms, com o tempo de 3h45min45s, seguido pelo atual líder da classificação-geral, o também espanhol Marc Coma, 57 segundos mais lento. Na classificação-geral, Coma ampliou sua vantagem para Isidre Pujol.

Entre os brasileiros, Dimas Mattos terminou na 34.ª colocação. Jean Azevedo sofreu com problemas mecânicos em sua moto, ficando parado a cerca de 30km de Zouérat. O problema foi elétrico, e bateria precisou ser trocada. O brasileiro deve seguir no Rali Dacar, contudo, perderá muitas posições, pois seu tempo ainda está correndo.

Caminhões

O Tatra pilotado por André Azevedo, Maykel Justo e Mira Martinec completou o trecho cronometrado entre Tan Tan e Zouérat com o tempo de 4h03min50s, quinta melhor marca da categoria, e mantém a 6.ª posição na soma dos tempos até agora. Líder da classificação, o caminhão do holandês Hans Stacey ampliou sua vantagem sobre Gerard De Rooy ao cravar 3h39min58s.

Voltar ao topo