A seleção brasileira de ciclismo está começando a colher os frutos. A equipe de estrada, comandada pelo técnico Mauro Ribeiro, fez bonito e Murilo Fischer catarinense que compete na foi o campeão da prova de estrada do Campeonato Mundial B, disputada ontem na cidade de Aigle, na Suíça.

Com o resultado, o brasileiro garantiu a primeira medalha de ouro do Brasil no Mundial e ainda carimbou uma vaga para o País na Olimpíada de Atenas, em 2004.

A prova teve 151,2 km, e Fischer venceu com o tempo de 3h42min43s, seguido pelo iugoslavo Ivan Stevic, que chegou um segundo depois e David McCann, da Irlanda, que cruzou a linha de chegada dois segundos após o brasileiro, que registrou média de 40,750 km/h.

Outros dois integrantes da equipe nacional completaram a prova. Márcio May foi o 21.º e Maurício Morandi foi o 31.º. Já Alex Arseno, Patrique Azevedo e André Grizante abandonaram a prova.

Na prova feminina de estrada, foi totalmente dominada pelas chinesas, que fecharam o percurso dos 100,8 km nas quatro primeiras posições. Li Meifang venceu com o tempo de 2h54min08s, completando com uma média de 34,630 km/h. O segundo lugar ficou para Junying Zhang, que cruzou a linha de chegada depois de 2h55min53, 1min45s após a compatriota, enquanto o terceiro lugar ficou para Yunjuan Qian.

Como somente os três primeiros de cada país classificam competidores para Atenas, o Brasil acabou ganhando uma vaga com a 12.ª colocação da goiana Clemilda Fernandes da Silva, que completou a prova 2h56min31s depois de largar, mesmo tempo obtida pela paranaense Rosane Kirch, a 13.ª na competição.

Segundo o técnico brasileiro de pista, Iverson Ladewig, o roteiro da prova de estrada foi bastante exigente tecnicamente. “Além do calor atípico nesta região, o circuito foi muito técnico, como num ponto onde os competidores desceram uma inclinação de 11.º, onde a média era de 90 km/h, e o trecho era extremamente estreito. Logo depois os competidores teriam que entrar numa curva de 90 graus, obrigando uma freada brusca”, comentou Ladewig.

Volta da França

O ciclista italiano Alessandro Petacchi venceu ontem a primeira etapa da Volta da França, disputada entre Montgeron e Meaux, com um total de 168 km. Petacchi, de 29 anos, conseguiu assim a sua primeira vitória no Tour de France.

O segundo colocado foi o australiano Robbie McEwewn, seguido pelo alemão Erik Zabel. O australiano Bradley McGee, que venceu o prólogo no sábado, segue na liderança da classificação geral.