Brasileiro e queniana vencem Maratona de Curitiba

O gaúcho Claudir Rodrigues e a queniana Jacqueline Chebor foram os vencedores da 12.ª Maratona de Curitiba, que teve recorde de participantes, com 4.670 atletas. Foi a segunda vitória de Jacqueline, que completou o percurso em 2 horas, 45 minutos e 11 segundos.

A surpresa ficou com Rodrigues, que superou os favoritos – seis atletas quenianos -, com o tempo de 2 horas, 17 minutos e 58 segundos. Rodrigues ficou a um segundo de igualar o recorde da Maratona de Curitiba, estabelecido em 2004.

A prova masculina foi decidida no quilômetro 40, na Rua Dr. Faivre, no centro. Nesse ponto da corrida, Claudir Rodrigues, atual campeão da Maratona de São Paulo, ultrapassou o queniano Charles Korir, líder da prova, que terminou na quarta colocação. “Foi quando percebi que venceria a prova, apesar do nível dos corredores estar mais forte neste ano”, disse Rodrigues.

A partir daí, Rodrigues imprimiu um ritmo forte. Ele abriu 500 metros de distância do segundo lugar, o goiano Eliésio Miranda da Silva, que fechou a prova em 2 horas, 19 minutos e 55 segundos. O terceiro colocado foi o alagoano Joelson Oliveira Santos, com 2 horas, 20 minutos e 17 segundos.

Feminino

A competição do feminino foi definida perto do viaduto do Capanema, no quilômetro 38, onde a queniana Jacqueline Chebor ultrapassou a maringaense Ilda Alves do Santos, abrindo 150 metros de vantagem.

A partir desse ponto, Jacqueline passou administrar a corrida e fechou o tempo com 2 horas, 45 minutos e 11 segundos. “Esta foi a minha corrida mais disputada no ano. Nenhuma prova brasileira teve o nível técnico tão forte”, disse a queniana.

A segunda colocada, Ilda Alves dos Santos, terminou o percurso em 2 horas 46 minutos e 35 segundos, sua melhor marca em Curitiba, onde compete há 5 anos. Em terceiro lugar ficou Rosana Jussara Barbosa, com 2 horas, 49 minutos e 59 segundos.

10 km

O paranaense de Campo Largo Valdir Batista venceu a prova de 10 quilômetros. Ele fez o tempo de 32 minutos e 13 segundos. Na categoria feminina, a vencedora foi Elisângela Ferreira de Oliveira, 28 anos, de União da Vitória, como tempo de 38 minutos e 12 segundos.

O atleta Jaciel Antonio Paulino, de Santos (SP), foi o vencedor na categoria cadeirantes. Ele conquistou o primeiro lugar com o tempo de 2h13min32s. Com 35 anos, Jaciel considerou a prova deste ano mais difícil, embora na maratona de 2007 ele tenha ficado em terceiro lugar. Jaciel parabenizou a organização da prova pelo apoio aos cadeirantes.

Voltar ao topo