Felipe Wu vai chegar à Olimpíada como real candidato à medalha. Neste sábado, ele encerrou a temporada pré-olímpica com o ouro na etapa de Baku (Azerbaijão) da Copa do Mundo de Tiro Esportivo, a última antes do Rio-2016. É a segunda etapa vencida este ano pelo brasileiro na pistola de ar 10 metros.

continua após a publicidade

Desta vez, porém, Wu não esteve sozinho na final. Além dele, o Brasil teve Julio Almeida num histórico quarto lugar. Jongoh Jin, da Coreia do Sul, dono de três medalhas de ouro olímpicas e outras duas de prata, terminou no terceiro lugar. A prata foi para Jitu Rai, da Índia.

Em Baku, Felipe Wu avançou à final no sétimo lugar, com 580 pontos, enquanto Julio Almeida passou à disputa por medalhas em terceiro, com 583. Na final, Julio briga pelo bronze com Jin, mas atirou mal no sétimo estágio e acabou eliminado em quarto. Wu, por sua vez, liderou desde o quarto estágio para ganhar o ouro.

Este ano, ele já havia sido campeão da etapa de Bangcoc, na Tailândia, em março, resultado que o levou a liderar o ranking mundial. Ele ainda foi 16.º no Rio e 21.º em Munique. Vale destacar que, na Alemanha, ele teve esse resultado final apesar de acertar os mesmos 580 pontos de Baku.

continua após a publicidade

Na Olimpíada, tanto Felipe quanto Julio vão competir também na pistola 50m. Em Baku, essa prova aconteceu na sexta-feira e Julio foi 22.º, enquanto Wu terminou apenas no 34.º lugar.