Rio – O Campeonato Brasileiro de Atletismo na categoria juvenil será disputado neste fim de semana, em Curitiba. Cerca de 400 atletas de até 19 anos buscarão o título nacional e ainda tentarão conquistar uma vaga para o Sul-Americano da categoria, marcado para os dias 1 e 2 de outubro, em Rosário (Argentina).

Os dois primeiros colocados em cada prova serão convocados. A competição será realizada na pista do Centro Universitário Positivo (Unicenp) e marca o retorno do atletismo à capital paranaense, que nas décadas de 1980 e 1990 foi sede do antigo Torneio João Carlos de Oliveira.

Os destaques do campeonato são os atletas paulistas Cleiton Sabino e Franciela Krasucki e o paranaense Júlio César de Oliveira. Cleiton conquistou duas medalhas de bronze (salto em distância e octatlo) no Mundial de Menores, disputado em julho, em Marrakesh (Marrocos ).

Júlio César ficou com o bronze no lançamento do dardo no Mundial de Juvenis de Grosseto (Itália), em 2004, e medalha de ouro no Mundial de Menores, em Sherbrooke (Canadá ), em 2003. Já Franciela levou a medalha de bronze no revezamento medley no Mundial de Juvenis de Marrakesh, além de ter terminado em quarto lugar nos 100m rasos. Franciela competirá nos 100 e 200 metros.

Entre outras atrações, estão, ainda, inscritos: Rafael Ribeiro, nos 100 e 200m; Eder Antonio de Souza, 110m com barreiras; Sabine Heitling, 3.000m com obstáculos; Derik Koubic, salto com vara; e Marilu Zanghelini, marcha.