Estrelas da ginástica se
preparam para o brasileiro.

Os melhores atletas da ginástica olímpica do País estarão participando, de 19 a 21 de junho, no Rio de Janeiro, do Campeonato Brasileiro de Ginástica Olímpica Feminina e Masculina. As competições serão realizadas no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande. Os ginastas estarão representando seus clubes na categoria adulta. Tanto no masculino quanto no feminino haverá competições por equipe, individual geral e por aparelhos. No feminino foram inscritas ginastas a partir dos 13 anos e no masculino a partir dos 16 anos de idade. Os treinos serão realizados nos dias 18 e 19. Já no dia 20, a partir das 9h iniciam-se as competições e em seguida a premiação da ginástica olímpica masculina. Das 15h às 19h será a vez das ginastas. A final das competições femininas acontecem no sábado (21), das 18 às 21h, com a transmissão ao vivo pela Sportv canal 39.

Dentre os clubes inscritos estão Centro de Ginástica do Paraná, Esporte Clube Pinheiro, Clube Regatas do Flamengo, Serc Santa Maria, SEI São José do Rio Preto, Brasil Futebol Clube, Universidade do Esporte, Associação Atlética Guaru, Clube Setor Leste, Grêmio Náutico União, Sogipa e Associação Blumenauense. Dentre os ginastas de destaque presentes neste campeonato, estarão os integrantes das seleções olímpicas: Daniele Hypólito e seu irmão Diego Hypólito, Camila Comin, Daiane dos Santos, Caroline Molinari, Ana Paula Rodrigues, Heine Araújo, Laís da Silva Souza, Thaís Souza, Merly de Jesus e ainda os ginastas Mosiah Rodrigues, Danilo Nogueira, Michel Conceição, Rogério Pereira, Vitor Camargo e Victer Rosa. Também são revelações da ginástica Carol Borda, Thaís d?Almeida, Joselano Rodrigues e Stéfani Salani, dentre outras.

Em 2002 o Campeonato Brasileiro de Ginástica Olímpica aconteceu no Paraná. No feminino por equipe foram classificados em 1.º o Clube Regatas do Flamengo, do Rio de Janeiro, em 2.º a Universidade do Esporte do Paraná e em 3.º o Clube Yachi, de São Paulo. Na classificação individual geral de 13 a 15 anos venceu Laís Silva, seguida de Ana Paula Rodrigues e Thaís d?Almeida. Já a partir dos 16 anos as vencedoras do individual geral foram: Daniele Hypólito, Camila Comin e Caroline Molinari. Por aparelho, Laís Souza levou o ouro, no salto; Camila Comin, nas paralelas e na trave e Daiane dos Santos, no solo.

Nas competições masculinas o ouro ficou para o Grêmio Náutico União – RS, a prata para o Brasil Futebol Clube -SP e o bronze para o COC – Colégio Oswaldo Cruz, de Ribeirão Preto. Na classificação individual geral o vencedor foi Danilo Nogueira. Em 2.º lugar ficou Gustavo Lobbo Fontes e em 3.º Mosiah Rodrigues. Já nos aparelhos, Diego Hypólito venceu no solo e no salto, Mosiah Rodrigues no cavalo e na barra fixa, Michel Conceição nas argolas e Rogério Pereira, nas paralelas.

Transmissões pelo Sportv

Com o objetivo de divulgar e popularizar as modalidades de ginástica no País, a CBG -Confederação Brasileira de Ginástica acaba de firmar um contrato com a Globosat, que fará a transmissão ao vivo e reportagens jornalísticas de todas as competições nacionais de ginástica, pelo canal Sportv. O contrato terá validade até 2007, sendo renovado anualmente. O Campeonato Brasileiro de Ginástica Olímpica, que acontece de 19 a 21 de junho no Rio de Janeiro, será o primeiro evento transmitido ao vivo pela Sportv pelo canal 39, que vai ao ar no sábado (21), das 19h30 às 21h.Segundo a presidente da CBG, Vicélia Florenzano, “este é o primeiro contrato oficial da entidade com uma rede de televisão”.

O interesse da TV em firmar parceria com a confederação iniciou-se durante a realização da competição “4 Continentes” de ginástica rítmica, realizada em dezembro de 2001 em Curitiba. Nessa ocasião a Rede Globo transmitiu ao vivo as competições no programa Esporte espetacular, registrando uma de suas maiores audiências.