Foto: Paula Martins/Cidade do Brasil
Ontem foi dia de treinos na pista central da Sociedade Hípica Paranaense. Treinos oficiais abrem competição hoje.

Depois de ter sido cancelado por uma medida de prevenção contra a febre aftosa, emitida pelo governo do Paraná, Curitiba recebe a partir da manhã de hoje, na pista da Sociedade Hípica Paranaense (SHPr), o Campeonato Brasileiro de Amazonas e o Concurso Nacional de Saltos Amazonas 2005. A competição prossegue até domingo.

continua após a publicidade

Participarão dos dois eventos 240 amazonas de oito federações, incluindo a Bahia, que começaram a desembarcar no início da semana. hoje as provas terão início a partir das 13h30, com treinos dos conjuntos.

E algumas paranaenses estão entre as favoritas em algumas provas. Destaque para a penta campeã paranaense de amazonas, Adriana Busato. Em outubro deste ano, saltando 1,30m, ela conquistou o primeiro lugar com HFB Ginger e o terceiro com HFB Postilion, no Paranaense de Amazonas 2005. Além de Adriana, as esperanças do Paraná estão com as campeãs estaduais de salto, como a pequena Daniela Miró, de apenas 11 anos, saltando 1,00m; Carla Schuchovski Ribeiro, saltando 1,10m, e a amazona Dheneb Martins saltando 1,20m.

Para poder receber as duas principais competições nacionais de hipismo feminino, uniram força a SHPr e a Federação Paranaense de Hipismo (FPH). "A vinda dos dois campeonatos para nosso Estado é inédita", comenta Airton Opptiz, presidente da SHPr. Até hoje, somente São Paulo e Rio de Janeiro haviam sediado a competição, que também teve uma edição realizada no Rio Grande do Sul.

continua após a publicidade

Para receber um campeonato desse porte o clube passou por melhorias na infra-estrutura. A começar pela sede social, que foi ampliada, podendo atender um maior número de pessoas. Foi construído em espaço para comportar o júri de campo da pista 2, já que ela e mais a pista central serão utilizadas para as provas. Todas as arquibancadas foram reformadas. Além de pintura completa na sede e tratamento dos jardins. "Queremos oferecer conforto para as competidoras e para o público", afirma Opptiz.

O público terá uma ótima oportunidade para acompanhar todo o charme que irá desfilar nas pistas da SHPr, pois não serão cobrados ingressos para quem quiser acompanhar o evento. Hoje acontecem os treinos, mas a partir de amanhã, com início às 9h, começam as provas que vão apontar as finalistas de domingo, quando a competição se inicia às 8h.

continua após a publicidade

A Sociedade Hípica Paranaense fica na BR-116 km 93, no bairro do Tarumã, em Curitiba. Para mais informações, o telefone de lá é (41) 3266-6644.