A dupla formada pelas brasileiras Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan fechou na quinta posição a sua participação na classe feminina 470 da etapa final da temporada 2018/2019 da Copa do Mundo de Vela, neste domingo, em Marselha, na França.

continua após a publicidade

Após longa espera pelo começo da regata da medalha por falta de vento, as duas velejadoras entraram na água no limite do horário previsto para a largada e cruzaram a linha de chegada em quarto lugar e, assim, terminaram a competição no quinto posto da classificação geral, com 80 pontos perdidos.

continua após a publicidade

“A semana foi de ventos fortes em Marselha, o que para nós foi uma ótima preparação e tivemos uma evolução boa na parte técnica. A regata da medalha estava bem aberta em termos de colocações. Os barcos estavam com pontuações bem próximas e isso deixou a regata bem tensa”, disse Fernanda Oliveira após o fim da etapa realizada em solo francês.

continua após a publicidade

A medalha de ouro desta etapa ficou com as francesas Camille Lecointre e Aloise Retornaz, enquanto a prata foi obtida pelas britânicas Hannah Mills e Eilidh McIntyre e o bronze acabou sendo garantido pelas espanholas Silvia Mas Depares e Patricia Canteros Reina.

Antes de fechar esta temporada 2018/2019 com este quinto lugar, Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan conquistaram um bronze em Miami e um ouro em Gênova em outras etapas da Copa do Mundo. Além disso, faturaram um ouro no Campeonato Sul-Americano e um sexto lugar no Troféu Princesa Sofia, na Espanha.

“Nós ficamos bem felizes com o primeiro semestre deste ano. Acabar sempre entre as seis primeiras, com duas medalhas, isso foi bem importante”, afirmou Fernanda.

Com exceção de Marselha, o Brasil teve velejadores no pódio em todas as disputas da vela nesta temporada: em Enoshima (Japão), em setembro do ano passado, Martine Grael e Kahena Kunze faturaram um ouro na classe 49er FX. Em Miami, nos Estados Unidos, em janeiro, as campeãs olímpicas dos Jogos do Rio-2016 também voltaram a subir ao topo do pódio, enquanto Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino ganharam uma prata na classe Nacra 17, além do bronze obtido por Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan na classe 470. Já em Gênova, além do ouro de Fernanda e Ana Luiza, Jorge Zarif triunfou a ganhar a disputa da classe Finn.

Ao todo, foram seis medalhas, sendo quatro ouros, uma prata e um bronze. E agora a seleção brasileira de vela foca os desafios do segundo semestre, no qual disputará os Jogos Pan-Americanos de Lima, os Campeonatos Mundiais de cada classe e o evento-teste dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, de 15 a 22 de agosto, em Enoshima.

O primeiro Campeonato Mundial de classe olímpica previsto no calendário é o da Laser Standard, marcado para acontecer entre os dias 2 e 9 de julho, em Sakaiminato, no Japão.