Brasileirão pode pegar fogo com a quinta vaga

Se o campeonato brasileiro terminasse hoje, o Coritiba estaria classificado para a Copa Libertadores da América. Ontem, a Confederação Sul-Americana de Futebol anunciou que a competição terá 36 participantes na edição de 2004 – quatro a mais que neste ano. Com isso, os brasileiros terão direito a mais uma vaga, assim como a Argentina. Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Colômbia, Peru, Uruguai e Venezuela terão três clubes cada e o México permanece com duas vagas.

Uma das cinco vagas já é do Cruzeiro, que sagrou-se campeão da Copa do Brasil, no primeiro semestre. Como a Raposa ocupa hoje a primeira colocação na tabela, os outros classificados para a competição internacional seriam o Santos (2.º), o São Paulo (3.º), Internacional (4.º) e Coritiba (5.º).

Mas a alegria paranaense não acabaria por aí. Pelas informações de bastidores, a CBF não terá como deixar de respeitar o critério técnico também para a Sul-Americana de 2004, por orientação da entidade maior. Por isso, os oitos credenciados seriam as equipes classificadas entre o 6.º e 13.º colocado. Portanto, o Paraná Clube, que está em 12.º, estaria dentro da competição. O Atlético, atual 15.º, também teria motivação para brigar para chegar entre os 13 primeiros.

Mesmo que o acesso à Sul-Americana ainda não tenha sido oficializado – especula-se que seja em função de negociações com patrocinadores – as boas novas sopradas ontem certamente servirão para esquentar ainda mais o returno do Brasileirão. Afinal, o que está em questão não é apenas a briga pelo título de melhor do Brasil. Uma competição internacional para as equipes paranaenses no ano que vem não só enriqueceria o calendário como também serviria para rechear os cofres dos clubes.

Voltar ao topo