Fim do Campeonato Brasileiro, final do futebol no País – claro, à exceção do Mundial de Clubes da Fifa, que o Flamengo vai disputar. Mas o desfecho da temporada é o ponto de partida para um grupo de curitibanos celebrarem o esporte e a amizade. Nesta segunda-feira (9), eles se reuniram em um restaurante para uma confraternização especial.

+ Confira as notícias atualizadas do Athletico

O engenheiro Mario Braga com a camisa do Athletico. Foto: Gerson Klaina

E o que um encontro de 20 amigos tem a ver com o futebol? É que há 13 anos eles fazem esse jantar na segunda-feira seguinte à última rodada do Brasileirão e cada um usa a camisa de um dos participantes da competição. “É a forma de mostrarmos que, acabada a disputa no campo, permanece a amizade entre todos, de todos os clubes”, explica o engenheiro Mario Braga, um dos organizadores.

+ Saiba tudo sobre o Coritiba

Nessa espécie de ‘corrente do bem’ estão engenheiros, advogados, dentistas, médicos, empresários que resolveram fazer de uma festa inicialmente restrita uma homenagem ao esporte. “Quando acaba o jogo, somos todos iguais. Tanto flamenguistas quanto vascaínos, ou palmeirenses e corintianos ou atleticanos e cruzeirenses”, ressalta Braga, lembrando das tristes cenas após o rebaixamento do Cruzeiro. “Aquilo foi a negação do esporte. É o contrário do que acreditamos”, desabafa.

A mesa posta. Foto: Gerson Klaina

+ Fique por dentro do noticiário do Paraná

É um grupo fechado, e cada um usa a camisa que adquiriu. Caso alguém queira sair, há fila de espera para substituições. Rubro-negro, Mario Braga usa a camisa do Athletico, mas garante que pela amizade usaria qualquer outra. “Sou Furacão, mas vestiria com muita alegria a camisa do Coritiba”, diz. Cinco convidados pagaram a conta – Braga é um deles, além dos ‘titulares’ de Flamengo, Goiás, Botafogo e Avaí. “Pago com alegria porque estamos tentando demonstrar o real valor do esporte. Quando realizamos os jantares, vemos que os outros frequentadores do restaurante prestam atenção e tentam saber o que é. Se isso atingir mais pessoas, será maravilhoso”, finaliza o engenheiro.