O Brasil conquistou um resultado histórico nesta quarta-feira, durante o Mundial Juvenil de Levantamento de Peso, em Lima (Peru). Fluminense de Nova Iguaçu, Emily Rosa Figueiredo levantou 145 quilos na soma do arremesso e do arranco e ganhou uma inédita medalha de bronze para o País na categoria até 44kg.

continua após a publicidade

Nascida em março de 1998, Emily era a mais velha competidora do Grupo A do Mundial (no levantamento de peso, os atletas são divididos em grupos a partir dos seus resultados anteriores, com os melhores competindo ao mesmo tempo).

No arranco, em que o atleta levanta a barra do solo até em cima da cabeça em um movimento só, Emily ergueu 65 quilos. Depois, no arremesso, em que o levantamento é feito em dois movimentos, alcançou 80 quilos, falhando na tentativa de 82kg, que lhe daria a prata.

O ouro ficou com a chinesa Yimei Gao, com 155kg, enquanto a prata foi para Phuong Khong My, do Vietnã, com 146kg. Como há distribuição de medalhas também separadamente nas provas de arranco e arremesso, Emily volta ao País com dois bronzes.

continua após a publicidade

No ano passado, ela havia participado dos Jogos Olímpicos da Juventude, tendo ficado no sétimo lugar da categoria até 48kg, levantando um total de 140kg. Nos Jogos Pan-Americanos, a categoria mais leve também é até 48kg. Em Guadalajara-2011, o bronze foi para uma atleta que levantou 165kg.