Foto: COB
Brasileira garantiu vaga para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008.

A brasileira Yane Marques venceu o pentatlo moderno feminino, com 5.484 pontos, quase 200 pontos a frente da segunda colocada, Monica Pinette, do Canadá, que marcou 5.288. Com o bronze, ficou a americana Mickelle Kelly, com 5.252. As provas do pentatlo moderno foram disputadas no Complexo Esportivo de Deodoro. As provas do pentatlo moderno são realizadas em apenas um dia e consistem na disputa de tiro de pistola de ar a 10 metros do alvo, esgrima, 200m nado livre, saltos a cavalo e corrida de 3.000m.

Yane começou o dia com o quinto lugar na prova de tiro, com 1.024 pontos. A vencedora desta competição foi a cubana Suaima Garcia. Na esgrima, a brasileira brilhou: primeiro lugar e mais 1.216 pontos na conta. Na prova, a canadense Monica Pinette ficou em segundo.

Com os 1.304 pontos conquistados graças a segunda posição na natação, Yane disparou na liderança. A prova dos 200m livre, foi vencida pela americana Sheila Taormina. Então foi só administrar a vantagem conseguida. No hipismo, décimo lugar e mais 1.032 pontos. E na última prova do dia, a corrida, outra décima posição e mais 908 pontos foram suficientes para garantir o ouro.

Após a conquista, Yane comentou o desempenho: "A corrida é minha pior prova, mas hoje tudo correu bem. Me destaquei na esgrima, mas me preocupei em manter a regularidade nas outras provas. Esta medalha é resultado da raça, da dedicação. Estou muito feliz por contribuir para a história do pentatlo brasileiro", disse.