Brasil x Cuba e Estados Unidos x Canadá. Estes são os confrontos que vão indicar os finalistas do torneio feminino de basquete do Rio 2007. As partidas serão realizadas nesta segunda-feira, dia 23, na Arena Olímpica do Rio.

Brasil e EUA são as únicas equipes invictas na competição. Neste domingo, a seleção brasileira derrotou o Canadá por 77 a 63, em partida válida pelo Grupo A. E os Estados Unidos superaram Cuba por placar quase idêntico: 78 a 63, pela Chave B.

A equipe dos Estados Unidos só teve dificuldade no início da partida, quando Cuba chegou a liderar o marcador. As cestinhas do jogo foram a americana Melissa Coleman e a cubana Yalma Boulet, com 19 pontos.

No jogo que encerrou a programação do domingo na Arena, o Brasil, quarto colocado no Mundial realizado no ano passado em São Paulo, não começou bem e perdeu o primeiro quarto por 29 a 21. No período, o Canadá acertou cinco dos seis arremessos de três pontos tentados. No segundo quarto, a equipe da casa reagiu e assumiu a liderança com 4min18s (33 a 31). E não perdeu mais a dianteira.

A experiente Janeth, 38 anos, foi a cestinha do jogo, com 20 pontos. Micaela e Kelly contribuíram com 16 e 15, respectivamente. Teresa Gabriele marcou 16 pontos para o Canadá.