Brasil volta ao pódio com Ricardo Zonta em Le Mans

A equipe Peugeot não conseguiu levar nenhum de seus três carros ao primeiro lugar nas 24 horas de Le Mans, prova vencida pela Audi neste domingo (15), com o trio Tom Kristensen/Rinaldo Capello/Allan McNish. Mesmo sem a esperada vitória, o time francês, que dominou os treinos, completou o pódio com as duas posições seguintes. Jacques Villeneuve/Marc Gene/Nicolas Minassian terminaram em segundo e Ricardo Zonta/Franck Montagny/Christian Klien cruzaram a linha de chegada em terceiro.

Um resultado histórico para o Brasil, que não ia ao pódio na prova de longa duração mais famosa do mundo desde 1991, quando Raul Boesel chegou em segundo pilotando um Jaguar. Além deles, o outro piloto do país a chegar entre os três primeiros foi José Carlos Pace, de Ferrari, em 1973, também em segundo. No total, Ricardo Zonta fez quatro trechos da prova e estava no carro no momento mais delicado da corrida, quando começou a chover em Le Mans, por volta das 4h00 da manhã no horário local.

O que atrapalhou os planos da Peugeot, favorita em Le Mans desde os primeiros testes, foram as paradas inesperadas nos boxes, para solucionar problemas. Neste sentido, o Audi mostrou-se suficientemente mais regular. Para se ter uma idéia, o carro que chegou em segundo parou três vezes a mais em relação ao vencedor. O terceiro, cinco vezes a mais. "Estou feliz com o pódio, foi uma corrida difícil, principalmente para lidar com o tráfego no escuro e com chuva", comentou Ricardo Zonta.

Ele não pilotava em Le Mans desde 1998. Naquela edição da prova, chegou a estar inscrito, mas não correu porque o carro quebrou na terceira hora de corrida. Agora, Ricardo Zonta volta a se concentrar na Grand-Am. No próximo domingo (22), ele disputará a sétima etapa do campeonato em Mid-Ohio, nos Estados Unidos. Em função deste compromisso, estará ausente da Stock Car em Santa Cruz do Sul (RS). Seu substituto será Julio Campos, que liderou e marcou pontos na etapa passada.

O resultado final em Le Mans:

1. Tom Kristensen / Rinaldo "Dindo" Capello / Allan McNish
Audi Sport North America – Audi R10 TDi LMP1- 381 voltas

2. Nicolas Minassian / Marc Gené / Jacques Villeneuve
Team Peugeot Total – Peugeot 908 HDi FAP LMP1- 381

3. Ricardo Zonta / Christian Klien / Franck Montagny
Peugeot Sport – Peugeot 908 HDi FAP LMP1- 379

4. Lucas Luhr / Alexandre Prémat / Mike Rockenfeller
Audi Sport Team Joest – Audi R10 TDi LMP1 – 374

5. Stéphane Sarrazin / Pedro Lamy / Alexander Wurz
Team Peugeot Total – Peugeot 908 HDi FAP LMP1 – 368

6. Frank Biela / Emanuele Pirro / Marco Werner
Audi Sport North America – Audi R10 TDi LMP1 – 367

Voltar ao topo