Brasil vence Suíça e conquista tetra no futebol de areia

A seleção brasileira confirmou o favoritismo e conquistou neste domingo o Mundial de Futebol de Areia, disputado em Dubai, nos Emirados Árabes. A equipe comandada pelo técnico Alexandre Soares venceu a Suíça por 10 a 5, conquistando pela quarta vez o torneio em cinco edições organizadas pela Fifa.

A vitória da seleção brasileira começou em grande estilo. Aos 6 minutos de jogo, André marcou de bicicleta para abrir o placar. Logo depois, aos 8, o Brasil aproveitou um momento de vacilo dos suíços e, com dois gols em dez segundos, abriu 3 a 0.

A Suíça descontou com Mo Jaeggy, dando sinais de que poderia reagir na partida. Mas um gol de Daniel, no último segundo do primeiro período, deixou o Brasil novamente em situação confortável.

O segundo período foi completamente dominado pela seleção brasileira. Buru e Benjamin, em cobranças de falta, aumentaram a vantagem para 6 a 1. Depois, André e Betinho ampliaram o massacre. A seleção brasileira foi para os 12 minutos finais com 8 a 1 no placar.

O último período foi praticamente uma formalidade para os brasileiros. À espera do fim do jogo, o time diminuiu o ritmo e teve na Suíça um adversário valoroso, que tentou – e conseguiu – diminuir o tamanho da derrota.

Os suíços marcaram quatro vezes, com Schirinzi, Meier, Rodrigues e Stankovic – que acabou a competição como artilheiro e foi eleito também o melhor jogador. Sidney, de pênalti, e Bueno, no segundo final, fizeram os últimos gols do Brasil no Mundial.

A conquista deste domingo soma-se às de 2006, 2007 e 2008 e consolida ainda mais a hegemonia brasileira no esporte. O país perdeu o torneio uma única vez – foi terceiro colocado em 2005, atrás da campeã França e de Portugal.

O Mundial deste ano apresentou como boa novidade a participação da Suíça, país de pouca tradição e que ficou com o vice-campeonato. Na disputa pelo terceiro lugar, Portugal venceu o Uruguai por 14 a 7.