Brasil vence China e segue vivo no vôlei feminino

A seleção brasileira de vôlei feminino venceu nesta sexta-feira a China por 3 sets a 2 (25-16, 20-25, 25-18 e 28-30 e 15-10) em uma partida na qual um “apagão” no quarto set e um mau início de tie-break quase custaram a eliminação da equipe ainda na penúltima rodada da primeira fase nos Jogos Olímpicos de Londres.

O resultado deixou as atuais campeãs olímpicas na quarta posição do grupo B, com quatro pontos. Pelo novo regulamento, vitórias por 3 a 0 ou 3 a 1 valem três pontos, e por 3 a 2, apenas dois. Por isso, apesar de terem duas vitórias e duas derrotas como as chinesas, as brasileiras somam agora quatro pontos, contra sete das asiáticas.

A partida que vai decidir se o Brasil continuará vivo na disputa pelo bicampeonato olímpico é entre Turquia e Coreia do Sul. Para que isso aconteça, as turcas – que também somam quatro pontos e estão agora em quinto – não podem ganhar.

O Brasil começou o jogo de hoje com uma postura muito mais aguerrida do que na derrota por 3 sets a 0 para as sul-coreanas, e deu a entender que venceria de forma fácil. Em 25 minutos, o time fez 25 a 16 com boa atuação da levantadora Dani Lins, que começou como titular.

 

No segundo set, porém, a China cresceu sob a batuta da ponteira Ruoqi Hui quando o placar estava empatado em 19 a 19, abriu vantagem de 23 a 20 e venceu por 25 a 20.

 

O time vibrante que entrou em quadra no primeiro set e parecia ter ficado no banco no segundo “voltou” para a quadra no terceiro, e Sheilla, com uma atuação decisiva, ajudou o Brasil a atropelar as rivais e vencer por 25 a 18.

Veio então o quarto set, e apesar do equilíbrio inicial, as brasileiras renderam melhor na reta final, fazendo 23 a 20. Mas um “apagão” na hora de fechar a partida provocou a virada da China por 25 a 24. As comandadas de José Roberto Guimarães salvaram alguns set-points, mas não evitaram a derrota por 30 a 28 em 37 minutos.

O tie-break começou parelho, e o Brasil abriu conseguiu abrir vantagem de dois pontos (8 a 6) quando as duas equipes trocaram de lado. Também inconstantes, as chinesas é que não conseguiram impor o ritmo do fim do set anterior, e com isso as brasileiras venceram por 15 a 10. Resta agora “secar” as turcas para continuarem vivendo o sonho do bi olímpico.