Uma semana depois de a seleção brasileira de judô garantir 15 medalhas no Campeonato Pan-Americano da modalidade, no Canadá, o time B do Brasil volta aos tatames nesta sexta-feira, na etapa croata do Circuito Mundial. O Grand Prix de Zagreb, que vai até domingo, terá a participação de 10 brasileiros que tentam seguir vivos na disputa por uma vaga na Olimpíada. No total, estão inscritos 256 atletas, de 55 países.

Como no Pan o Brasil faturou medalha em 13 das 14 categorias do judô, os atletas que subiram ao pódio abriram vantagem na disputa pela convocação para os Jogos Olímpicos do Rio-2016. Agora, os reservas precisam tentar ao menos reduzir essa diferença. Estão em Zagreb, entre outros, o duas vezes medalhista olímpico Leandro Guilheiro (81kg) e as jovens Nathália Brígida (48kg) e Thamires Crudes (57kg).

Juntando os dois torneios, 28 atletas, de 14 categorias, terão tido a chance de somar pontos para o ranking mundial. Nesta sexta, vão ao tatame Nathália Brigida (48kg), Jéssica Pereira (52kg), Tamires Crude (57kg), Phelipe Pelim (60kg) e Luiz Revite (66kg). Sábado, competem Danielle Karla Oliveira (63kg), Marcelo Contini (73kg) e Leandro Guilheiro (81kg). O GP chega ao fim no domingo com Eduardo Bettoni (90kg) e Rafael Buzacarini (100kg).