Belo Horizonte – A última rodada da Copa Internacional Eletrobrás de Basquete, que está sendo realizada no ginásio do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, será realizada neste sábado, com Brasil x Estados Unidos (10h de Brasília). A TV Globo transmite ao vivo. Na estréia brasileira no torneio, uma vitória arrasadora sobre a Argentina, por 91 a 59. Ontem à noite, após o fechamento desta edição, o Brasil enfrentou os canadenses, equipe que derrotou duas vezes no último fim de semana.

De 1950 a 2003, brasileiros e americanos se enfrentaram 42 vezes em competições oficiais, com 31 vitórias dos Estados Unidos contra 11 do Brasil. O último confronto aconteceu no Torneio Pré-Olímpico de Porto Rico, em 2003, e os americanos, com os jogadores da NBA, ganharam por 110 a 76.

?O nosso objetivo imediato é a Copa América, mas nós já estamos visando às vagas para o Mundial do Japão (2006) e para as Olimpíadas de Pequim (2008). Estamos formando o time para disputar a vaga olímpica. Queremos que os jogadores usem seu talento a serviço do time, e não ao contrário. Estamos no caminho certo para a formação de um grupo que seja homogêneo e não dependa de dois ou três jogadores. A equipe americana conta com atletas de boa técnica individual e que sabem jogar. Temos que respeitá-los e fazer o nosso jogo para conseguir um resultado positivo?, explicou o técnico do Brasil, Lula Ferreira.

De acordo com o regulamento da competição, as seleções jogam entre si, em turno único, sendo campeã a que somar o maior número de pontos. A Copa Internacional Eletrobrás serve como preparação para a Copa América Pré-Mundial da República Dominicana, de 24 de agosto a 4 de setembro, que irá classificar quatro seleções para o 15.º Mundial do Japão, em 2006.