A seleção brasileira iniciou nesta quinta-feira a busca pelo inédito ouro olímpico no futebol masculino passando sufoco, mas venceu o Egito por 3 a 2, assumindo já na primeira rodada a liderança do grupo C do torneio nos Jogos Olímpicos de Londres.

continua após a publicidade

Rafael, Leandro Damião e Neymar fizeram os gols da equipe do técnico Mano Menezes no duelo disputado no estádio Millenium, em Cardiff (País de Gales), a cerca de 250 quilômetros da capital britânica. Aboutrika e Salah descontaram para os africanos.

Na outra partida da chave, no estádio City of Conventry, a Bielorrússia derrotou a Nova Zelândia por 1 a 0, com gol de Baga, aos 45 minutos da primeira etapa.

A segunda rodada do grupo C está marcada para o próximo domingo. O Brasil fará um confronto diante dos bielorrussos para continuar líder, e o Egito medirá forças com a representante da Oceania.

continua após a publicidade

Mano teve na semana da estreia a baixa do goleiro Rafael, que sofreu um trauma no cotovelo direito e foi cortado na última terça. Com isso, Neto, ex-jogador do Atlético-PR e atualmente na Fiorentina, assumiu a condição de titular. Gabriel, que foi revelado pelo Cruzeiro e hoje faz parte do elenco do Milan ficou na reserva.

O grande destaque do Egito é o meia Mohamed Aboutrika, de 33 anos. O jogador do Al Ahly teve algum destaque na partida, criou alguns lances de perigo a favor de sua seleção e ainda fez um gol.

continua após a publicidade

O jogo começou com um grande susto na defesa brasileira, aos dois minutos. Thiago Silva, capitão do time, falhou feio, e a bola foi cruzada na área para El Neny, que dominou e encheu o pé. Atento, Neto colocou para escanteio.

Foi uma das poucas vezes em que o Brasil foi incomodado na primeira etapa, e o troco não demorou a ser dado. Aos 9 minutos, Hulk foi acionado por Oscar e rolou para a chegada de Neymar, que bateu perigosamente à esquerda do gol. Pouco depois, Neto quase se complicou em um recuo de Juan, chutando em cima de Meteab. Por sorte, a bola encobriu a meta.

Aos 15, a equipe de Mano Menezes fez 1 a 0, com gol do lateral Rafael. O jogador do Manchester United tabelou com Oscar, tirou a marcação dentro da área e finalizou rasteiro de perna esquerda.

O gol deixou a seleção mais leve em campo, tirando a tensão de uma estreia, e o segundo aconteceu dez minutos depois. Leandro Damião desviou de cabeça após o lançamento de trás, Oscar avançou e tocou para o próprio camisa 9, que escolheu o canto e colocou na rede.

Quatro minutos depois, Neymar desceu com certa liberdade pelo meio e adiantou na esquerda para Hulk, que estava sozinho. O atacante do Porto levantou na medida e o do Santos cabeceou no canto direito. O goleiro El Shenawy ainda encostou, mas não evitou o 3 a 0.

O Brasil então diminuiu o ritmo, e os egípcios trocavam passes, mas pouco incomodavam. As melhores chances antes do intervalo ainda foram da seleção brasileira, como aos 40 minutos, quando Hulk cruzou e Leandro Damião desviou de carrinho para grande intervenção de El Shenawy.

Logo no começo do segundo tempo, o Egito conseguiu vazar a defesa brasileira. Ramadan cobrou falta para desvio de Fathi. A zaga não afastou, Emad Mateab acertou a trave e Aboutrika diminuiu na sobra.

Apesar de algumas tentativas dos brasileiros, quem se mostrava mais perto do gol era a seleção africana. Aos 15, em outra bola que ficou viva na área, Fathi apareceu soltando a bomba, mas mandou por cima do travessão.

Levando o jogo em “banho-maria”, o Brasil pouco buscava o ataque e apenas administrava a vantagem. Mas para que as coisas continuassem calmas era ter preciso ter combinado antes com o adversário, que reduziu ainda mais a diferença aos 30 minutos. Juan falhou na meia-lua, Salah tirou do zagueiro da Inter de Milão e completou com um toque no canto direito de Neto.

O alívio poderia ter acontecido três minutos depois, mas foi preciso esperar. Neymar enfiou na esquerda até Marcelo, que bateu cruzado. Alexandre Pato, que substituiu Damião, chegou atrasado e não conseguiu finalizar.

Os egípcios até, ficaram mais no campo de ataque que a seleção brasileira, mas não tiveram nenhuma oportunidade clara de marcar o terceiro e foram derrotados.

Ficha técnica:.

Brasil: Neto; Rafael, Thiago Silva, Juan e Marcelo; Sandro, Rômulo e Oscar; Neymar, Hulk e Leandro Damião. Técnico: Mano Menezes.

Egito: El Shenawy; Alaa Eldin, Fathi, Ramadan e Hegazy; Hossam Hassan, El Neny, Saleh Gomaa e Aboutrika; Emad Meteab e Mohsen (Salah). Técnico: Hany Ramzy.

Árbitro: Gianluca Rocchi (Itália), auxiliado por seus compatriotas Elenito Di Liberatore e Gianluca Cariolato.

Cartões amarelos: Hulk (Brasil); Saleh Gomaa, Alaa Eldin e Ramadan (Egito).

Gols: Rafael, Leandro Damião e Neymar (Brasil); Aboutrika e Salah (Egito).

Estádio: Millennium, em Cardiff (País de Gales). EFE