Depois de alcançar o 13.º lugar no Mundial de 2013, sua melhor classificação histórica, o Brasil está garantido na próxima edição do Mundial Masculino de Handebol, que vai acontecer em janeiro do ano que vem, no Catar. A classificação veio porque a seleção se garantiu entre as três primeiras colocadas do Campeonato Pan-Americano, que está sendo realizado na cidade de Canelones, no Uruguai.

No sábado à noite, o Brasil superou o Chile por 36 a 28 pela semifinal e se garantiu na décima final seguida contra a Argentina em nível pan-americano. A decisão será neste domingo, às 20h pelo horário de Brasília.

A primeira final entre os dos países foi em 2002, com vitória dos argentinos, campeões também em 2004. O Brasil, que havia vencido os Jogos Pan-Americanos de 2003, deu o troco nos Campeonatos Pan-Americanos de 2006 e 2008 e também no Pan do Rio, em casa. Desde então, foram três vitórias argentinas seguidas, em 2010, 2012 e no Pan de Guadalajara.

“Não será um jogo fácil. Eles têm ataque e defesa muito bons, é uma equipe perigosa e que vai jogar completa, mas sabemos que podemos vencê-los”, garantiu o técnico espanhol Jordi Ribera, que comanda o Brasil.

“Sempre há aquela rivalidade nos jogos entre Brasil e Argentina, mas seguiremos com a mesma postura que tivemos em todas as partidas. Vamos fazer o nosso melhor e ir em busca da vitória. Queremos muito esse título”, disse o central Thiago.