Brasil reage e derrota Polônia no Grand Prix de vôlei

A seleção brasileira feminina de vôlei se recuperou da derrota para o Japão na primeira rodada da fase final do Grand Prix. Nesta quinta-feira, em Ningbo, na China, as atuais campeãs do torneio derrotaram a Polônia por 3 sets a 1, com parciais de 25/21, 23/25, 25/20 e 25/17.

Sheilla foi o principal destaque do triunfo brasileiro e maior pontuadora do confronto, com 20 acertos, sendo 15 em ataques. Jaqueline, com 16 pontos, e Fabiana, com 15, também tiveram bom desempenho.

O Brasil começou melhor o primeiro set e foi aos dois tempos técnicos em vantagem (8/4 e 16/11), se aproveitando dos vários erros poloneses e contando com atuação destacada de Fabiana no ataque e no bloqueio. A Polônia esboçou uma reação e empatou a parcial em 20/20, mas a seleção brasileira triunfou por 25/21.

O segundo set foi muito equilibrado, com as polonesas indo ao primeiro tempo técnico com uma vantagem mínima (8/7), principalmente por conta do excessos de erros brasileiros. Quando a disputa estava empatada em 23/23, Agnieszka Bednarek-Kasza fez um ponto de ataque e um de bloqueio e definiu o triunfo das europeias por 25/23.

A situação de equilíbrio permaneceu no terceiro set e a Polônia foi ao segundo tempo técnico com uma vantagem mínima (16/15). Depois disso, porém, o Brasil dominou a parcial e triunfou por 25/20, com o último ponto sendo marcado por Jaqueline.

Em vantagem, o Brasil dominou o quarto set, principalmente por conta do bom desempenho de Sheila, Fabiana e Jaqueline. A equipe dirigida por José Roberto Guimarães abriu 11/6 com facilidade e precisou apenas administrar a sua vantagem para triunfar por 25/17, vencendo o duelo por 3 sets a 1.

Também nesta quinta-feira, os Estados Unidos obtiveram a segunda vitória na fase final do Grand Prix com um triunfo sobre a Itália por 3 sets a 0, com parciais de 25/23, 25/20 e 25/14. As norte-americanas chegaram aos cinco pontos na classificação, com um a mais do que o Brasil. As duas equipes se enfrentarão na sexta-feira.