Brasil perde para Estados Unidos na Copa América

Santo Domingo – A seleção brasileira masculina de basquete tropeçou nesta quinta-feira na segunda rodada da Copa América contra os Estados Unidos, em Santo Domingo, na República Dominicana. Foi derrotada por 96 a 94, quando já estava com a partida praticamente ganha. Amanhã, o Brasil volta à quadra, às 15h, para enfrentar o Panamá, com SporTV e ESPN Brasil ao vivo. E não terá o ala/pivô Anderson Varejão, que luxou o ombro e está fora do torneio. O armador Leandrinho mais uma vez comandou a equipe e foi o destaque, com 37 pontos.

No último quarto, a seis segundos do apito final, ele fez o impossível quando o Brasil perdia de 93 a 91. Do meio da quadra conseguiu furar a defesa norte-americana, marcou dois pontos e ainda sofreu falta. Virou o jogo: 94 a 93. Mas no contra-ataque adversário, o armador Nezinho cometeu falta a pouco mais de um segundo e o Brasil teve de assistir aos três lances livres convertidos.

Varejão voltou a sentir a pancada que levou no tornozelo esquerdo na partida de abertura contra a Venezuela. Na ocasião, foi poupado para voltar bem ao jogo contra os Estados Unidos. Atuou até o terceiro quarto, quando pediu para sair. Retornou no último período, mas logo no início deslocou o ombro direito numa pancada sofrida no garrafão adversário. Saiu de quadra segurando o ombro e foi para o departamento médico.

O médico ortopedista Carlos Andreolli confirmou, depois da ressonância magnética que constatou a luxação, que Varejão não poderá mais jogar na Copa América. O jogo foi equilibrado e nos dois primeiros quartos os Estados Unidos abriram quatro pontos de vantagem. O Brasil só reagiu no terceiro, quando conseguiu virar o placar com boa atuação do ala/armador Alex, que converteu bolas de três pontos.

O técnico Lula Ferreira mexeu pouco no time e, até a falta boba de Nezinho no fim do jogo, estava gostando do time em quadra. "Até agora não aconteceu nada de anormal, o jogo está equilibrado. Estamos trabalhando bem a bola." O armador Marcelinho, que revezou o jogo com Alex, não aprovou o desempenho do time: "Jogamos abaixo do que a gente pode".

Fora

A seleção brasileira masculina de basquete perdeu o seu principal pivô para as disputas da Copa América de Santo Domingo, na República Dominicana e acabou cortado pela comissão técnica. Varejão, inclusive, viajou para Cleveland, nos Estados Unidos, onde joga, para iniciar o trabalho de recuperação.

A terceira rodada da Copa América será realizada hoje com Panamá x Brasil (15h de Brasília). Estados Unidos x Canadá jogam às 17h30. Brasileiros e panamenhos se enfrentaram 10 vezes em competições oficiais com oito vitórias do Brasil contra duas do Panamá. Na Copa América foram dois confrontos com uma vitória para cada seleção. Em Neuquem (2001), o Panamá ganhou por 102 a 94.

Voltar ao topo