Brasil perde na estréia da fase final da liga

Divulgação/FIVB
Giba não superou o ?paredão? búlgaro, e a seleção brasileira perdeu invencibilidade de 22 partidas.

Moscou – Na estréia da fase final da Liga Mundial, a seleção brasileira masculina de vôlei foi derrotada ontem pela Bulgária por 3 sets a 0, em partida realizada no ginásio Luzhniki, em Moscou.

Essa foi a primeira derrota do Brasil na competição – na primeira fase, a equipe do técnico Bernardinho havia vencido os 12 jogos disputados, contra Portugal, Finlândia e Argentina. O Brasil, que busca o hexacampeonato da Liga, volta a jogar hoje, contra a Itália, às 7h (de Brasília).

A equipe da Bulgária estava mais consistente em quadra e o bloqueio brasileiro não funcionou. No primeiro set, os búlgaros não tiveram dificuldades para fazer 25 a 17, em 22 minutos. Já no segundo, o jogo foi mais equilibrado e o Brasil chegou a estar na frente do placar por duas vezes, mas acabou derrotado por 25 a 23, após 27 minutos. Num erro de saque de Ricardinho, a Bulgária fechou o terceiro set em 25 a 20, em 25 minutos de disputa.

A seleção brasileira estava invicta há 22 partidas. A última derrota havia sido no ano passado, na disputa da Copa América, para os Estados Unidos. Na história da Liga Mundial, esta foi a segunda vez que o Brasil perdeu para a Bulgária em 14 jogos disputados.

Como era de se esperar, Bernardinho não gostou da atuação da seleção brasileira. O treinador explicou que ainda não entendeu o que aconteceu com a equipe. ?Ainda estamos tentando compreender o que ocorreu. Fisicamente os jogadores estiveram lentos, apesar de começarmos bem o jogo. A Bulgária foi superior em todos os quesitos e nós não conseguimos entrar no mesmo ritmo?, explicou Bernardinho, que não perdia no comando do Brasil há mais de um ano.

O treinador ainda afirmou que não quer buscar respostas para explicar a derrota e sim conversar com o elenco, que nesta quinta-feira enfrenta a Itália. ?As últimas viagens do grupo foram desgastantes, pode ser que isso tenha afetado a parte física. Mas, nesse momento temos de ter consciência de que nada está perdido e que temos capacidade para reverter esse quadro?, contou.

Outros jogos

A França venceu a Itália por 3 sets a 2 – os italianos estão no grupo F, o mesmo do Brasil. A França se classificou para a fase final por ter terminado em primeiro lugar do grupo C, enquanto a Itália, terceira colocada nesta mesma chave, teve de receber um convite da Federação Internacional de Vôlei (FIVB) para poder participar. ?Infelizmente não conseguimos ganhar, apesar de estarmos com 2 a 1 no placar. Vamos tentar evitar esses erros no próximo jogo?, explicou Samuele Papi, capitão da seleção italiana.

Fechando a rodada, a seleção da Rússia não teve problemas para derrotar Sérvia e Montenegro por 3 sets a 0, (25/20, 26/24 e 25/18). Com o resultado, os russos, que organizam a fase final da Liga, assumiram a liderança do grupo E, já que levam vantagem sobre os franceses no saldo de sets (3 a 1).

Voltar ao topo