Brasil perde final da Copa América para Cuba

O Brasil não correspondeu às expectativas dos torcedores que lotaram o ginásio em Cuiabá, neste domingo (28), e foi derrotado por Cuba na final da Copa América masculina de vôlei, pelo placar de 3 sets a 2 – parciais de 26/24, 19/25, 27/25, 16/25 e 15/9. O revés marcou o segundo fracasso da seleção brasileira em solo nacional neste ano, já que perdeu também a chance de conquistar a Liga Mundial jogando em casa, quando foi eliminada pelos Estados Unidos na semifinal da competição, no Rio de Janeiro.

Neste domingo, o Brasil fez um jogo equilibrado contra Cuba, em que dominou boa parte do primeiro set, mas acabou perdendo no final. A equipe do técnico Bernardinho reagiu bem no segundo set e empatou o confronto final. No terceiro, porém, novamente faltou calma à seleção brasileira para fechar o set, deixando com que os cubanos passassem à frente no placar. O quarto set deixou a impressão que o time brasileiro não terminaria 2008 sem conquistar um título importante, já que venceu com facilidade, por 25/16. No tie-break, Cuba abriu 10 a 5 e o Brasil não conseguiu mais reagir.

Ainda neste domingo, a Venezuela garantiu um inédito terceiro lugar na Copa América, ao vencer a Argentina por 3 a 0 – parciais de 25/19, 25/16 e 25/16. A quinta colocação na competição ficou com os Estados Unidos, atuais campeões olímpicos. Os norte-americanos vieram ao Brasil com apenas três jogadores que conquistaram o ouro em Pequim. Na noite deste sábado, eles derrotaram o México por 3 a 0 (25/23, 25/19 e 25/15).