A Federação Internacional de Basquete (Fiba) divulgou nesta sexta-feira o calendário completo do Torneio Pré-Olímpico Mundial Masculino, que irá acontecer entre 14 e 20 de julho, em Atenas, na Grécia. O Brasil é um dos doze participantes da disputa, que irá definir os últimos três classificados para as Olimpíadas de Pequim.

O Pré-Olímpico Mundial é a última chance do basquete masculino do Brasil para voltar a disputar Olimpíadas, o que não acontece desde os Jogos de Atlanta, em 1996. Para isso, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) investiu na contratação do técnico espanhol Moncho Monsalve, que chega justamente com a missão de conseguir a vaga olímpica para Pequim.

No torneio a ser disputado em Atenas, o Brasil estará no Grupo A, ao lado de Grécia e Líbano. As outras seleções participantes do Pré-Olímpico são Alemanha, Cabo Verde, Nova Zelândia, Coréia do Sul, Eslovênia, Canadá, Camarões, Croácia e Porto Rico.

A estréia brasileira será em 15 de julho, contra o Líbano, a partir das 16 horas (horário de Brasília). Depois, no dia seguinte, o Brasil entra em quadra no mesmo horário para enfrentar a Grécia.

Como avançam os dois melhores de cada chave, o Brasil não deve ter dificuldades para chegar às quartas-de-final, marcadas para o dia 18 de julho, quando enfrentará as equipes que vierem do Grupo B: Alemanha, Cabo Verde ou Nova Zelândia. Depois, a seleção brasileira ainda precisará terminar entre os três primeiros colocados para conseguir a vaga nas Olimpíadas de Pequim.