Brasil na Copa de Dança de Patinação Artística Paris

Quatro atletas beneficiárias da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte foram convocadas para representar o Brasil na Copa de Dança de Patinação Artística Paris, que acontecerá de 6 a 8 de abril na França. As atletas Nathalia di Pretoro, de 14 anos; Najla Saeme Sato, de 14 anos e Georgia Esperança Mansani, de 14 anos, disputarão a categoria cadete (de 14 a 16 anos), enquanto Ariane Francez, de 16 anos, competirá na categoria Jeunesse (16 a 17 anos).

“Esta é a primeira vez que o Brasil terá representantes nesta competição e é uma grande satisfação para a Prefeitura de Curitiba que diversas atletas incentivadas tenham conquistado a convocação, mostrando a importância desta Lei para o desenvolvimento e aprimoramento de nossos atletas em diferentes modalidades esportivas”, disse o prefeito Luciano Ducci.

A Copa de Dança contará com atletas de todo o mundo, incluindo da Itália, atual campeã mundial. A competição terá provas de Solo Dance, modalidade que utiliza patins sem freios e que as atletas devem executar um diagrama pré-determinado de movimentos, exigindo extrema precisão técnica; Free Dance, modalidade que utiliza patins com freios, com apenas alguns movimentos pré-determinados e liberdade de escolha na coreografia, exigindo velocidade e interpretação artística das atletas.

Durante a competição também haverá premiação para a categoria Combinado, que é um somatório das outras modalidades, com 25% da nota proveniente do Solo Dance e 75% do Free Dance. Lei Municipal de Incentivo ao Esporte

Coordenada pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, a lei capta recursos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) que são investidos em atletas, instituições sociais e projetos na área do esporte.

Para ser beneficiário da Lei do Incentivo ao Esporte, o atleta deve ter residência fixa há mais de um ano em Curitiba e montar um projeto que defina a razão da solicitação, as metas que pretende alcançar e seus custos.

Em contrapartida, o atleta incentivado precisa prestar contas durante e ao final de cada semestre, bem como participar de ações que visem à promoção social no Município.

Os interessados têm duas oportunidades por ano para protocolar seus projetos na Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude – a primeira em março (de 1.º a 31) e a segunda em setembro (de 1.º a 30).

Durante os meses de fevereiro e agosto, a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude promove palestras para orientar na elaboração de projetos para a Lei de Incentivo. Mais informações podem ser solicitadas por meio do telefone: (41) 3350-3753.