Brasil lança nova “safra?? no sul-americano sub-20

A seleção brasileira sub-20, composta por jogadores que podem em breve brilhar na principal, estréia neste sábado, às 18 horas, com transmissão pelo SBT, no campeonato sul-americano da categoria, enfrentando o Peru, no Estádio Centenário, em Montevidéu.

Entre as jovens promessas do futebol nacional, que disputaram o último campeonato brasileiro, vão estar em campo o atacante Dagoberto, do Atlético-PR, e o meia Carlos Alberto, do Fluminense. Outros ainda desconhecidos do público representarão o País na competição, que classificará os três melhores para o mundial nos Emirados Árabes, a partir de 25 de março.

O técnico Valinhos gostaria de contar com o meia Diego e o atacante Robinho, do Santos, mas os jogadores se recuperam de contusões e não foram liberados pela diretoria santista. Além disso, o técnico Leão fez um pedido aos dirigentes: que eles só liberem seus comandados para as seleções olímpica e principal. Ainda assim, a sub-20 conseguiu ficar com o atacante William, campeão brasileiro de 2002.

Para o substituir os dois jogadores, Valinhos convocou o meia Cleiton Xavier, do Internacional-RS, e o atacante Jussiê, que atuou no brasileiro pelo Cruzeiro, mas foi dispensado por Vanderlei Luxemburgo. Apesar das ausências de Diego e Robinho, o treinador confia no elenco que tem à disposição e acredita em mais uma conquista da competição.

“Temos outros jogadores que podem se destacar. Tenho grande confiança no Dagoberto”, disse Valinhos. O atleta não era titular do Atlético-PR no brasileiro, mas sempre que entrava no decorrer das partidas agradava. Ele, inclusive, protagonizou um lance raro no futebol. No jogo contra o Fluminense, logo que entrou e tocou na bola pela primeira vez, marcou um gol para sua equipe.

Além de Dagoberto, outros jogadores podem se destacar no sul-americano. Os meia Felipe Mello, do Flamengo, e Carlos Alberto, do Fluminense, serão titulares.

A seleção é a atual campeã da competição – venceu a Argentina na final, em 2001, no Equador – e tem o maior número de títulos: oito, seguido do Uruguai, com sete.

A preparação da seleção foi realizada na Granja Comary, em Teresópolis, região serrana do Rio, entre 9 de dezembro e 1.º de janeiro. O Brasil está no grupo A ao lado de Peru, Bolívia, Equador e Uruguai. O grupo B é composto de Paraguai, Venezuela Chile, Colômbia e Argentina. Os três melhores de cada um se classificam para a segunda fase e a final será disputada no dia 28 deste mês.

Brasil – Jefferson, Daniel, Alcides, André Bahia e Jean; , Felipe Mello, Elton e Carlos Alberto; Dagoberto e Daniel Carvalho. Técnico: Valinhos. Peru – Rosales; Rodríguez, Neyra e Lengua; Fernández, Salhuana, Vargas, De la Haza, Guevara; Farfán e Aguirre. Técnico: César “Chalaca” Gonzales.

Voltar ao topo