A seleção brasileira de basquete, que está de volta aos Jogos Olímpicos após 16 anos, estreará em Londres diante da Austrália, adversária direta na luta pela classificação no grupo B.

continua após a publicidade

O Brasil se preparou para os Jogos com 11 amistosos, com oito vitórias, uma delas por 87 a 71 contra a própria seleção australiana, em duelo disputado no dia 22 de julho, em Estrasburgo. Com jogadores experientes e um dos melhores técnicos do mundo, o argentino Rubén Magnano, a expectativa da equipe do país é lutar por uma medalha.

Na Arena de Basquete, o Brasil tentará repetir o bom desempenho das partidas de preparação, entre elas uma derrota vendida cara para os Estados Unidos, favoritos ao ouro na capital britânica.

Magnano, que foi campeão olímpico em Atenas-2004, à frente da Argentina, tem à disposição um garrafão poderoso, formado pelo pivô Nenê e pelos alas-pivôs Tiago Splitter e Anderson Varejão, todos atuando na NBA.

continua após a publicidade

No perímetro, a seleção ainda conta com o armador Marcelinho Huertas, considerado um dos melhores armadores da Europa e o cérebro da equipe, além de Leandrinho, que se consolidou na liga americana, e jogadores experientes como o ala Marquinhos e o armador americano naturalizado Larry Taylor.

Pelo lado da Austrália, o destaque da equipe e principal preocupação para o time brasileiro é o armador Patrick Mills, do San Antonio Spurs, que chama atenção por sua rapidez e seu bom arremesso.

continua após a publicidade

A partida se mostra decisiva, porque uma vitória pode fazer com que a seleção brasileira evite um confronto com adversários muito fortes na próxima fase, vindos do grupo A, casos de EUA, Argentina e França.

Brasil e Austrália estão no grupo B, ao lado da Espanha, considerada a seleção mais forte do grupo, da China, da Grã-Bretanha e da Rússia.