Brasil ganha a primeira medalha no ciclismo

Indaiatuba – Cuba confirmou o favoritismo e venceu a primeira prova no Pan-Americano de Ciclismo ontem, em Indaiatuba (SP). Yumari Gonzalez completou na frente os 87 km do percurso de estrada feminino em 2h37min38s. A segunda posição ficou com a norte-americana Kori Seehafer. A seleção brasileira não fez feio e conquistou a medalha de bronze com Clemilda Fernandes – além de colocar outras duas ciclistas entre as dez mais bem-colocadas e garantir as três primeiras vagas para o Jogos Pan-Americanos Rio 2007.

"A corrida foi muito dura. Tenho de agradecer ao excelente trabalho da minha equipe, que me ajudou durante todo o trajeto. Acredito que nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 será ainda mais complicado por causa da pressão", disse Gonzales, que completa 27 anos no próximo dia 13.

Durante a maior parte do percurso o pelotão seguiu compacto, com muitos revezamentos entre as líderes. Nos últimos quilômetros, no trecho de subida, as três primeiras colocadas abriram distância com ritmo forte e perto da linha de chegada a cubana assegurou o lugar mais alto do pódio.

"Estou bastante feliz com esta medalha. Mas acredito que podemos ir ainda mais longe. A minha irmã, Janildes, já foi prata e bronze em Jogos Pan-Americanos. Agora chegou a hora de conquistarmos o ouro", disse Clemilda.

O Pan-Americano de Ciclismo é classificatório para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e segue até o próximo domingo. Amanhã será disputada a prova contra-relógio em Cabreúva e as competições de pista começam quinta-feira, em Caieiras.

O Pan-Americano de Ciclismo é organizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo com a supervisão da UCI. Os apoios são do Ministério do Esporte, do Comitê Olímpico Brasileiro, da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo, da Federação Paulista de Ciclismo e das Prefeituras de Indaiatuba, Cabreúva e Caieiras.

Voltar ao topo