Brasil foi bem no mundial Bola-16

A seleção brasileira de bolão Bola-16 saiu-se muito bem no último mundial, realizado e encerrado no último final de semana na cidade de Buetgenbach-Worriken, na Bélgica. A importância da participação brasileira nesse mundial, destaca a presença de dois paranaenses, Dado, atleta, e Sílvio Krause, técnico, ambos da equipe do FKC, de São José dos Pinhais.

A performance do Brasil foi a melhor dos últimos mundiais, haja vista que, no masculino nunca havia ficado entre os sete primeiros, e desta feita, conquistou o quinto lugar.

Na etapa de classificação, o Brasil por pouco não derrotou a grande favorita, a Alemanha, perdendo por apenas oito pinos. A classificação final desse naipe ficou assim: campeão – Alemanha, com 3.297 pinos; vice – Luxemburgo, com 3.268 pinos; 3.º lugar – Bélgica, com 3.245 pinos; 4.º lugar – França, com 3.197 pinos; 5.º lugar – Brasil, com 3.231 pinos; 6.º lugar – Croácia, com 3.170 pinos; 7.º lugar – Holanda, com 3.142 pinos; 8.º lugar – Itália, com 3.036 pinos; 9.º lugar – Iugoslávia, com 2.933 pinos; 10.º lugar – Portugal, com 2.832 pinos; ainda Bósnia e Áustria, com pontuações menores.

Nesta campanha, a seleção brasileira foi dirigida pelo técnico paranaense Silvio Krause e pelo paulista Otto Peter Sommer; atletas – Dado, de São José dos Pinhais; Rogério, Pinheiros, de S. Paulo; Bernardo, do Germânia, Rio de Janeiro; Marcelo e Maurício, ambos do União Cultural Teuto, de São Caetano do Sul, São Paulo.

A equipe feminina do Brasil ficou em quarto lugar, com direito a subir ao pódio para receber medalhas e troféus. Classificação: campeão – Alemanha, com 3.135 pinos; vice – Holanda, com 3.047 pinos; 3.º lugar – Bélgica, com 3.017 pinos; 4.º lugar – Brasil, com 2.946 pinos; 5.º lugar – França, seguindo-se as seleções de Luxemburgo, Itália, Iugoslávia, Croácia, Portugal, Bósnia e Áustria.

Uma das sensações do mundial da Bélgica foi a performance do atleta paranaense Dado, do Freunds Kegler Clube, de São José dos Pinhais, que bateu seu recordes em mundiais, pontuando 814 pinos em 120 bolas arremessadas.

Voltar ao topo