O Brasil encerrou o ano na segunda colocação do ranking feminino de países elaborado pelo site europeu Judo Inside. Na lista divulgada nesta semana, a equipe nacional aparece apenas atrás do Japão. No masculino, o time brasileiro fica na quarta colocação, atrás da Rússia, Japão e Coreia do Sul.

continua após a publicidade

A principal conquista do judô brasileiro na temporada 2012 foi a medalha de ouro da piauiense Sarah Menezes nos Jogos Olímpicos de Londres. Ela encerrou o ano como líder do ranking mundial da Federação Internacional de Judô (FIJ) na categoria ligeiro, mas o País tem outras três atletas em posições de destaque na lista: Érika Miranda ficou em segundo na meio-leve, Maria Portela foi terceira na médio e Mayra Aguiar terminou em segundo na meio-pesado.

A quarta colocação do Brasil no ranking masculino do Judo Inside tamb ém foi visto com alegria pelos comandantes da equipe nacional. Na temporada, os atletas nacionais falharam em conquistar uma medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres-2012, mas voltaram para casa com os bronzes de Felipe Kitadai e Rafael Silva, o Baby.

continua após a publicidade