Foto: Sátiro Sodré

O fluminense Thiago Pereira estabeleceu uma nova marca para os 200m medley.

continua após a publicidade

Três recordes de campeonato foram batidos no terceiro dia de finais do Campeonato Sul-Americano Absoluto de Medellín, na Colômbia, na manhã de ontem. Um com Guilherme Roth nos 50m livre, com a melhor marca de sua carreira, 22s65; outro com Kaio Márcio Almeida, nos 100m borboleta, com 53s58; e o terceiro com Thiago Pereira, nos 200m medley, com 2min02s15.

Ao final do dia, mais 14 medalhas para o Brasil, sendo sete de ouro, quatro de prata e três de bronze. Agora, a natação brasileira totaliza 40 pódios, com 22 de ouro, 13 de prata e cinco de bronze.

Roth bateu o recorde de campeonato na primeira prova do dia, superando o antigo recorde de 22s72, do brasileiro Edvaldo Valério no sul-americano de Belém, em 2002. Por coincidência, este também era o melhor tempo de Roth, conquistado em novembro passado, na seletiva que o classificou para o sul-americano.

?Nem acredito que esteja fazendo tempos tão bons aqui, na altitude. Mas isto é conseqüência de bons treinos. Bati recorde de competição e melhorei meu melhor tempo, mesmo com inflamação nos cotovelos desde o ano passado. Já melhorou com o tratamento, mas ainda não está legal?, disse Roth.

continua após a publicidade

Já Kaio tem tempo ainda melhor do que o que conseguiu em Medellín. O antigo recorde de campeonato era do venezuelano Oswaldo Quevedo, com 53s84, de Mar del Plata/2000.

?Este tempo é excelente, por ser aqui no alto. Mas o Kaio tem marca melhor nos 100m borboleta: 52s98?, disse Leodegário Arruda, treinador do recordista mundial dos 50m borboleta em piscina curta (25 metros).

continua após a publicidade

Conrado Chede vem crescendo nos últimos tempos. Treinando com um nome que fez história nas provas de fundo, Luiz Lima, ele treina para repetir o sucesso do companheiro.

?Treino com o Luiz no Marina Barra Clube e penso em ser seu sucessor nas provas de fundo no Brasil. Ser campeão em meu primeiro sul-americano é um incentivo e tanto?, disse Chede, de 19 anos.d

Logo após a dobradinha brasileira nos 200m medley masculino, com Thiago Pereira e Lucas Salatta, a jovem Daiene Dias, do Aert/ES, conquistou sua segunda medalha na competição, desta vez de bronze nos 200m borboleta, após a prata nos 100m borboleta, no primeiro dia.

?Vim para fazer meu melhor e já tenho tempos melhores dos que consegui aqui. É meu primeiro Sul-Americano Absoluto, mas já havia participado de um na categoria juvenil, em 2003, em João Pessoa, Paraíba, quando fui bronze nos 100m borboleta e ouro no 4x100m livre?, disse Daiene.

Meninas goleiam as argentinas

Rio de Janeiro (Ag. Placar) – A seleção brasileira feminina de pólo aquático derrotou a Argentina por 16 x 9, ontem, pela semifinal do Campeonato Sul-Americano Absoluto de Medellín, na Colômbia. Na fase de classificação, o placar havia sido ainda mais elástico: 18 x 4.

Os gols brasileiros na semifinal foram de Fernanda Lissoni (3), Ilana Pinheiro (3), Amanda Oliveira (3), Luiza Borges (2), Denise Costa (2), Flavia Fernandes (2) e Rubi Palmieri. Para a Argentina, marcaram Rocio de Virgilio (2), Paula Melano (2), Mariela de Virgilio (2), Gisela Perez e Cora Masip.

A final do sul-americano está marcada para hoje, às 11h30 (de Brasília). O adversário sairá da outra semifinal entre Colômbia e Venezuela.

Masculino

No último jogo da fase de classificação do sul-americano Absoluto de Medellín, a seleção da Colômbia derrotou a Venezuela por 8 x 6 pelo torneio de pólo aquático masculino.