A Federação Internacional de Basquete (Fiba) divulgou nesta segunda-feira a tabela do Mundial Masculino deste ano, que acontecerá na China. Integrante do Grupo F, a seleção brasileira vai estrear na competição no dia 1º de setembro, um domingo, diante da Nova Zelândia.

continua após a publicidade

Todas as partidas da chave do Brasil serão realizadas na cidade de Nanquim. Em teoria, o primeiro adversário da seleção comandada por Aleksandar Petrovic é o mais fraco do grupo, mas pode subir de patamar se contar com seu principal jogador na atualidade, o pivô Steven Adams, do Oklahoma City Thunder, da NBA.

continua após a publicidade

Depois de encarar a Nova Zelândia, o Brasil volta à quadra para duelar com a cabeça de chave do grupo, a Grécia, no dia 3 de setembro. A seleção fecha sua participação na primeira fase diante de outra equipe europeia, Montenegro, dois dias depois.

continua após a publicidade

Os montenegrinos, em teoria, são os principais adversários do Brasil pela segunda vaga do grupo à próxima fase e podem contar ainda com a presença do pivô Nikola Vucevic, destaque do Orlando Magic nesta temporada da NBA. O favoritismo da chave é da Grécia, que pode se tornar uma das candidatas ao título do Mundial se Giannis Antetokunmpo, do Milwaukee Bucks, disputar o torneio.

O Mundial de Basquete terá início no dia 31, quando a China, dona da casa, estreia diante da Costa do Marfim, em Pequim. Atuais bicampeões e favoritos ao título, os Estados Unidos jogam no dia 1º de setembro contra a República Checa, em Xangai. A grande final acontecerá em 15 de setembro, em Pequim.

Os dois primeiros colocados de cada um dos oito grupos vão se classificar para a segunda fase do Mundial, na qual os 16 times restantes serão divididos novamente em quatro chaves. Mais uma vez, classificam-se os dois primeiros de cada grupo para a fase de quartas de final. O torneio dá sete vagas diretas à Olimpíada de Tóquio, em 2020, além de outras 16 para o Pré-Olímpico Mundial.