Brasil estréia na Copa do Mundo

Rio (AE) – Com a responsabilidade de confirmar seu favoritismo, o Brasil inicia hoje a caminhada rumo ao primeiro título da Copa do Mundo de Futebol de Praia -com a chancela da Fifa -, contra a Tailândia, às 11h30, na arena montada em Copacabana. Para motivar ainda mais a equipe e atrair torcedores, o artilheiro Romário confirmou sua participação na competição, mas desfalcará a equipe na estréia, por precisar defender o Vasco contra o Botafogo, às 16h, em São Januário, pela terceira rodada do brasileiro.

O fato de atuar em casa e de ter vencido nove das dez edições já realizadas do mundial – sem o reconhecimento da Fifa – trouxe a obrigação da vitória para a seleção brasileira, principalmente, pelo elevado nível técnico ante os demais adversários. Apesar da pressão, o técnico do Brasil, Índio, afirmou que está acostumado e, para evitar que o desempenho da equipe caia, procura sempre inovar.

No total, a primeira Copa do Mundo será disputada por 12 seleções distribuídas por quatro grupos e a previsão é a de que a final seja realizada no próximo domingo. O Brasil está na Chave A e, além da Tailândia, enfrentará ainda na primeira fase, terça-feira, uma seleção européia. Os dois melhores de cada grupamento avançam à quartas-de-final.

No primeiro dia de disputas da I Copa do Mundo de Futebol de Praia serão realizados um total de quatro partidas na arena de 11 mil metros quadrados e com capacidade para 8 mil pessoas, montada na Praia de Copacabana. Abrem a competição: Uruguai x África do Sul, às 9h, pelo grupo C, seguido por França x Austrália, às 10h15, pelo D, Brasil x Tailândia, e Portugal e Japão, às 12h45, pela chave B.

?Mas vamos mostrar ao público que o futebol de praia é sério. E, se conseguirmos criar uma geração que o pratique, já será uma grande vitória?, disse o zagueiro Júnior Negão.

Voltar ao topo