Brasil é pentacampeão mundial

Yokohama (AE) – O Brasil é pentacampeão do mundo e, mais uma vez, Ronaldo fez a diferença. O Fenômeno marcou dois gols no segundo tempo e garantiu a vitória do Brasil por 2 a 0 contra a Alemanha, na manhã de onbtem, em Yokohama. Ronaldo terminou a Copa na artilharia com oito gols.

Um primeiro tempo com domínio brasileiro. Os alemães tocavam bem a bola, mas não conseguiram chegar com perigo ao gol de Marcos, que não fez sequer uma defesa importante nos primeiros 45 minutos.

Já a seleção brasileira, apesar da forte marcação imposta pelos alemães, esteve mais perto de abrir o placar. Nas duas primeiras chances, Ronaldo, o artilheiro da Copa, e Oliver Kahn, o goleiro menos vazado, estiveram frente a frente. Nas duas, Kahn levou a melhor. Primeiro, aos 18 minutos, quando Ronaldo recebeu lançamento de Ronaldinho Gaúcho e tocou para fora à direita do gol. Aos 29 minutos, Ronaldo foi lançado e, na dividida com o goleiro alemão não conseguiu concluir com perfeição.

Ronaldo e Rivaldo estiveram sempre muito bem marcados. Kléberson então, passou a ser o elemento surpresa. Aos 41 minutos, ele perdeu uma boa chance ao chutar à esquerda de Oliver Kahn. Três minutos depois, novamente Kléberson. Desta vez, ele arriscou de fora da área e a bola foi ao travessão. No último minuto da etapa inicial, mais uma vez Kahn mostrou porque é o melhor goleiro do mundo. Ronaldo chutou forte de dentro da área e o alemão salvou com a perna direita.

A Alemanha voltou melhor para o segundo tempo. Em quatro minutos os alemães chegaram perigosamente em duas ocasiões. Primeiro com uma cabeçada de Jeremies, que Edmílson salvou com o pé e, na segunda, em uma cobrança de falta de Neuville. Marcos fez grande defesa e a bola bateu na trave esquerda.

Aos poucos, a seleção brasileira foi equilibrando a partida. Os alemães só arriscavam de longe. O Brasil chegou ao gol aos 22 minutos. E numa falha de Oliver Kahn. Rivaldo arriscou de longe, o goleiro alemão soltou a bola nos pés de Ronaldo, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo do gol.

O Brasil dominava a partida com tranqüilidade. Não demorou para sair o segundo gol. Aos 33 minutos, Kléberson tocou para o meio, Rivaldo fez um corta-luz e a bola sobrou para Ronaldo. Com categoria, o Fenômeno colocou a bola no canto esquerdo baixo de Kahn, que se esticou todo, mas não conseguiu evitar o segundo gol brasileiro, o oitavo de Ronaldo nesta Copa. O gol do título. O gol que confirmou o pentacampeonato.

Voltar ao topo