O brasileiro Flávio Saretta e o chileno Adrian Garcia, cabeças-de-chave número um e dois, respectivamente irão reeditar o duelo Brasil x Chile na final do torneio masculino de simples do tênis no Rio 2007. Em Santo Domingo 2003, o ouro também foi disputado por um brasileiro e um chileno. Na ocasião, melhor para Fernando Meligeni, do Brasil, que derrotou Marcelo Rios e se aposentou subindo ao lugar mais alto do pódio.

Nesta sexta-feira, em uma virada heróica, Flávio Saretta venceu o argentino Eduardo Schank, que na véspera derrotara o também brasileiro Marcos Daniel. Saretta perdeu o primeiro set por 6 a 3 e perdia o segundo por 5 a 3. O argentino chegou a ter dois match points no saque do brasileiro, mas, apoiado pelo público presente ao Clube Marapendi, Saretta reagiu e venceu 10 games seguidos: fechou o segundo set em 7 a 5 e venceu o terceiro por 6 a 0.

O caminho de Adrian Garcia foi mais simples. O chileno derrotou o colombiano Michael Quintero Aguilar por 2 a 0 (6/4 e 7/5) e vai disputar o ouro com o brasileiro.

A final do torneio de simples do tênis acontecerá neste sábado, dia 28.