O Brasil ganhou a Copa América. E qual é o tamanho dessa conquista? Certamente não é tão relevante, obviamente não aplaca a decepção com a derrota na Copa do Mundo, mas a seleção conquistou a sua primeira taça na “era Tite”. Ajuda muito no projeto do treinador para o Mundial de 2022, no Catar, serve para reabilitar especialmente Daniel Alves e Gabriel Jesus, afirma Alisson, Marquinhos e Arthur, abre soluções sem Neymar e cria um novo ídolo nacional, Everton, agora o Cebolinha que todo mundo festeja. Agora, é a hora de avançar.

continua após a publicidade

+ Confira como foi o jogo no nosso Tempo Real!

É certo que a seleção entrou na competição obrigada a vencer. Termina, além de campeã, criticada por não ter jogado tão bem. E ainda sob tiroteio internacional, por conta dos problemas da organização e até de acusações, como de Messi, de que a Copa América estava “armada” para o Brasil ganhá-la. Futebol é assim, e muita coisa pode ser considerada choro de perdedor. No final das contas, valeram os resultados, como a vitória por 3×1 na decisão deste domingo (7) contra o Peru, no Maracanã.

Mais do que qualquer outra pessoa, Tite estava pressionado. O técnico foi alvejado pelos críticos desde a eliminação para a Bélgica na Copa, e os resultados tímidos e o futebol idem até a Copa América não inspiravam muita confiança. Além disso, uma convocação extremamente conservadora (apostando em jogadores que talvez não estejam no ciclo da próxima Copa) gerou contestações. Sai da competição com o cargo fortalecido, mesmo que tenha perdido quase metade da comissão técnica, e com respaldo para seguir até o Catar.

Arthur na marcação de Flores. Foto: Pedro Martins/MoWa Press
continua após a publicidade

+ Confira todas as notícias do Athletico!

A própria seleção sai recuperada, se não por completo, pelo menos mais confiante. A crise envolvendo Neymar – antes mesmo da acusação de estupro pela modelo Nájila Trindade – tumultuou o grupo, e a desconfiança só aumentou com o corte do camisa 10 por lesão. Aos poucos, sob a liderança de Daniel Alves, e chegou à decisão com um time mais ‘cascudo’.

continua após a publicidade

Na final, o Peru tentou repetir o que fez com sucesso contra o Chile – sair com pressão forte sobre a defesa brasileira. Mas a qualidade superior da seleção, principalmente do sistema de marcação, fez com que o controle do jogo logo passasse para os donos da casa. O gol veio aos 14 minutos, em ótima construção de Gabriel Jesus, que cruzou para Everton concluir. A partir do 1×0, os visitantes perderam o ímpeto, permitindo que a torcida festejasse a cada arrancada do Cebolinha.

+ Veja tudo que acontece no Coritiba!

Só que no único lance de perigo dos peruanos, Thiago Silva desviou o cruzamento de Carrillo com a mão. Após consultar o VAR, o árbitro Roberto Tobar confirmou o pênalti. Guerrero cobrou com muita categoria e empatou a partida. Mas ainda no primeiro tempo, uma jogada excepcional de Arthur terminou no toque de Gabriel Jesus para a rede.

No segundo tempo, após 15 minutos de domínio, a seleção começou a dar terreno para os peruanos. E a situação ficou dramática quando Gabriel Jesus levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. A tensão tomou conta do Maracanã, os visitantes partiram com cinco atacantes e passaram a controlar a posse de bola, ameaçando muito o gol de Alisson. O que se programava como um passeio virou agonia.

+ Leia tudo sobre o Paraná Clube!

Mas a seleção conseguiu, depois de momentos de instabilidade, evitar a pressão peruana. E aos 41 minutos do segundo tempo Everton foi atingido por Zambrano na área. Pênalti marcado e nova intervenção do VAR, e novamente o lance foi confirmado. Richarlison cobrou, converteu e acabou com a tensão. Brasil campeão da Copa América.

Ficha técnica

COPA AMÉRICA
Final

BRASIL 3×1 PERU

Brasil
Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Arthur e Phillippe Coutinho (Éder Militão); Roberto Firmino (Richarlison), Gabriel Jesus e Everton (Allan).
Técnico: Tite

Peru
Gallese; Advíncula, Zambrano, Abram e Trauco; Tapia (Gonzáles), Yotún (Ruidíaz), Flores, Cueva e Carrillo (Polo); Guerrero.
Técnico: Ricardo Gareca

Local: Maracanã (Rio de Janeiro-RJ)
Árbitro: Roberto Tobar (CHI)
Assistentes: Christian Schiemann (CHI) e Claudio Rios (CHI)
VAR: Julio Bascuñan (CHI)
Gols: Everton 14, Guerrero 43 e Gabriel Jesus 47 do 1º; Richarlison 45 do 2º
Cartões amarelos: Gabriel Jesus, Thiago Silva (BRA); Tapia, Zambrano (PER)
Cartão vermelho: Gabriel Jesus
Renda: R$ 38.760.850,00
Público pagante: 58.504
Público total: 69.906

+ Atenção! Você está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana. Tudo sobre nossa regiãofutebolentretenimento horóscopo, além de blogs exclusivos e os Caçadores de Notícias, com histórias emocionantes e grandes reportagens. Vem com a gente!