É ouro!

Brasil dá show no vôlei masculino e conquista o sétimo ouro na Olimpíada

O curitibano Lipe foi um dos heróis da conquista olímpica no vôlei masculino. Foto: Divulgação/FIVB

Uma campanha de absurda superação. Com um time contestado, com lesões em todo o ciclo olímpico, com cortes dolorosos e com duas derrotas na fase de grupos, a seleção brasileira de vôlei masculino ganhou a medalha de ouro na Olimpíada com uma vitória histórica sobre a Itália por 3 sets a zero (25/22, 28/26 e 26/24), neste domingo (21), no Maracanãzinho.

Contra o melhor time da competição, o Brasil precisava ter um alto índice de acerto no saque para evitar as jogadas nas pontas com Zaytsev e Juantorena. E foi com Lucão, Lipe e Wallace mandando ver que o passe italiano foi quebrado. Somando aos erros dos adversários na saída de jogo e a seleção passou a comandar o placar até fechar em 25 a 22.

A segunda parcial foi emocionante. A Itália começou melhor, utilizando mais Antonov e com Juantorena enfim acionado. Depois de uma parada no jogo, a seleção cresceu, empatou e passou à frente, chegando aos 20 pontos com vantagem. Mas Sottile entrou e em uma sequência de saques colocou os visitantes na frente. Aí foi ponto a ponto até o Brasil conseguir assumir a frente e marcar 28 a 26.

O jogo dramático seguiu, apesar da vantagem. A Itália tinha Zaytsev e Birarelli como destaques da parcial, enquanto a seleção passou a ter problemas no passe. Sentindo dores, Lucarelli chegou a ser substituído por Maurício Borges no momento mais difícil do set. Mas além da melhora brasileira, os italianos passaram a cometer erros primários, como um dois toques de Giannelli que fez o Brasil assumir a vantagem em 19 a 18.

A reta final do jogo foi desesperadora. Cada ponto era conquistado na base do sofrimento. Esgotados fisicamente, brasileiros e italianos alternavam pontos. Num ataque em que Wallace explorou o bloqueio, a seleção chegou aos 24. Mas mesmo com o passe ruim, Zaytsev empatou. Mais drama. Jogada de meio, Lucão, 25 a 24. E no bloqueio do curitibano Lipe e de Lucão, o Maracanãzinho veio abaixo com a terceira medalha de ouro do vôlei masculino.