Brasil conquista título do Sul-Americano de basquete

Com muita facilidade, como aconteceu nas quatro partidas anteriores, a seleção brasileira feminina de basquete derrotou a Argentina por 94 a 68 (40 a 42 no primeiro tempo), neste sábado, e conquistou o título do Campeonato Sul-Americano, disputado em Santiago, no Chile. O time treinado pelo espanhol Carlos Colinas ganhou todos os jogos por placares elásticos – contra Uruguai, Colômbia, Venezuela e Paraguai, antes das argentinas.

Além do título, o Brasil se garantiu na disputa do Pré-Olímpico das Américas para os Jogos de Londres, que ainda não tem local definido, e dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México – Argentina e Colômbia também estão classificadas. Ambas as competições acontecerão em 2011. Ainda neste ano, a seleção segue preparação para o Mundial da República Checa, que acontecerá a partir de 23 de setembro.

“Estou muito contente com o título. Foi uma partida dura, com a Argentina jogando com muita raça, principalmente no primeiro tempo. Conversamos no intervalo e ajustamos a defesa. A nossa equipe teve paciência para buscar o resultado depois de estar dez pontos atrás. Acreditar na vitória o tempo todo foi fundamental para a vitória”, comentou o técnico Carlos Colinas.

“A Argentina fez uma defesa forte e inteligente no primeiro tempo, anulando nossas armadoras, e abriram vantagem no placar. Conseguimos encaixar o jogo no terceiro quarto, encostamos e passamos a frente, abrindo uma boa diferença. A equipe está de parabéns pelo título”, disse a ala Sílvia Gustavo, cestinha da seleção brasileira com 14 pontos. A pivô Kelly Santos fez outros 13. A maior pontuadora foi a argentina Paula Alejandra, com 19.

Voltar ao topo