A seleção brasileira de handebol conheceu nesta quarta-feira quais serão as suas adversárias na primeira fase do torneio feminino da modalidade nos Jogos Olímpicos de 2012. Sorteio realizado em Londres definiu que o Brasil ficará no Grupo A, ao lado de Montenegro, Rússia, Croácia, Grã-Bretanha e Angola.

Atuais vice-campeãs olímpicas, as russas aparecem como principais rivais das brasileiras nesta chave, cujas quatro seleções mais bem colocadas avançarão às quartas de final da Olimpíada.

Já o Grupo B da competição contará com a Noruega, atual campeã mundial e medalhista de ouro nos Jogos de Pequim, além de Espanha, Dinamarca, França, Suécia e Coreia do Sul. As brasileiras temiam encarar as norueguesas nesta primeira fase em Londres, mas escaparam desta possibilidade no sorteio desta quarta.

Campeã dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, realizados no ano passado, a seleção comandada pelo técnico Morten Soubak ficou em quinto lugar no último Campeonato Mundial, também disputado em 2011, em São Paulo.

As chaves do torneio masculino de handebol da Olimpíada, que não contará com a presença do Brasil, também foram sorteadas nesta quarta-feira. O Grupo A terá França, Suécia, Islândia, Grã-Bretanha, Argentina e Tunísia. Já o B foi definido com Espanha, Croácia, Hungria, Sérvia, Dinamarca e Coreia do Sul.