esportes

Brasil começa fase de grupos de etapa chinesa do vôlei de praia com 5 vitórias

O Brasil estreou nesta quinta-feira com cinco vitórias de cinco duplas diferentes na etapa de Xiamen, na China, do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, que é de nível quatro estrelas e vale pontos para a classificação aos Jogos de Tóquio-2020, no Japão. No feminino, Ágatha/Duda, Ana Patrícia/Rebecca e Carol Solberg/Maria Elisa triunfaram na primeira rodada da fase de grupos; entre os homens, venceram as duplas Alison/Álvaro Filho e André Stein/George.

Um dos times a vencer foi Ana Patrícia/Rebecca, que veio do qualifying. Pelo Grupo G, elas largaram superando as polonesas Kociolek/Wojtasik por 2 sets a 0 (21/16 e 21/11). “Aqui está ventando bastante, mas estamos conseguindo usar alguns dos nossos fundamentos a favor disso, especialmente no saque. Gosto muito de jogar na China, tenho boas memórias de títulos, inclusive dos Jogos Olímpicos da Juventude. A expectativa é de fazer um grande torneio”, declarou.

No mesmo grupo, Carol Solberg e Maria Elisa também começaram com vitória. Elas superaram as alemãs Kim Behrens e Cinja Tillmann por 2 sets a 0 (21/15 e 21/11). Com isso, as duas duplas brasileiras decidem a liderança. Quem vencer, vai direto às oitavas; e quem for derrotada, joga a repescagem. Ágatha e Duda também iniciaram a etapa com triunfo. As atuais campeãs superaram na estreia do Grupo C as japonesas Hashimoto/Sayaka Mizoe por 2 sets a 0 (21/8 e 21/17).

Fernanda Berti/Bárbara Seixas e Talita/Taiana, que estão no Grupo F, acabaram superadas na estreia. As primeiras, que recentemente conquistaram o título do Circuito Brasileiro, foram derrotadas pelas norte-americanas Kerri Walsh e Broke Sweat por 2 sets a 0 (21/16 e 21/14). As segundas perderam para as australianas Artacho Del Solar/Taliqua Clancy por 21/13 e 21/17.

MASCULINO – Entre os homens, Alison/Álvaro Filho e André Stein/George venceram um jogo e perderam outro, terminando em segundo em suas chaves e avançando à repescagem. Outras três duplas entraram em quadra, mas acabaram superadas – casos de Evandro/Bruno Schmidt, Guto/Saymon e Pedro Solberg/Vitor Felipe. Como os times que perdem a primeira partida jogam apenas no dia seguinte, eles só disputaram uma rodada. Nesta sexta-feira, os três precisam da vitória para irem à repescagem.

Alison e Álvaro Filho superaram na estreia os norte-americanos Taylor Crabb e Jake Gibb por 2 sets a 0 (22/20 e 23/21) e depois, valendo a liderança do Grupo G e vaga direta às oitavas de final, acabaram superados por 21/15 e 21/14 pelos catarianos Cherif Samba e Ahmed Tijan.

Em sua primeira etapa do Circuito Mundial, André Stein e George largaram vencendo o norte-americano campeão olímpico Dalhausser e seu parceiro Nick Lucena por 2 sets a 0 (21/19 e 21/17). Na sequência, porém, foram batidos pelos italianos Carambula/Rossi por 2 a 1 (21/19, 20/22 e 19/17).

Os outros times brasileiros acabaram superados na primeira rodada. Evandro e Bruno Schmidt foram derrotados pelos russos Liamin/Velichko por 2 sets a 0 (23/21 e 21/17). Pedro Solberg/Vitor Felipe caíram na estreia para os canadenses Sam Pedlow e Sam Schachter por 2 a 1 (19/21, 21/14 e 17/15) e Guto e Saymon perderam para os letões Plavins e Tocs por 18/21, 21/16 e 15/7.

A etapa de Xiamen é a primeira a contar pontos para a corrida olímpica brasileira no naipe feminino e a segunda do masculino, que já teve a disputa da etapa quatro estrelas de Doha, no Catar, em março.

Voltar ao topo