Brasil começa a disputar o mundial de ciclismo

A seleção brasileira de ciclismo, composta por quatorze integrantes, embarcou anteontem à noite para a Europa, onde, entre os dias 5 e 9 deste mês, disputa o Mundial de Ciclismo B, na cidade de Aigle, na Suíça, no Centro Mundial de Ciclismo da União Ciclística Internacional.

A competição reúne o segundo escalão do ciclismo mundial, e que serve como trampolim para conquistar vagas nas Olimpíadas de Atenas. Os quinze primeiros da modalidade estrada terão vaga garantida nos Jogos Olímpicos de 2004. Mas cada país terá no máximo três ciclistas classificados para as provas de estrada da Grécia no ano que vem. O Brasil terá uma equipe de três competidoras no feminino na modalidade, Rosane Kirch e as primas Janildes e Clemilda Fernandes. Já no masculino, corre um time completo: Márcio May, Patrick Almeida, Fabrício Morandi, Alex Arseno, André Grizante e Murilo Fischer.

“Mas se os seis chegarem na frente, apenas três estarão classificados para as Olimpíadas”, revela Iverson Ladewig, técnico que vai orientar a dupla Hernandes Quadri Júnior e Armando Camargo, que vão competir na pista. “Será a primeira vez, nos últimos 21 anos, que o Brasil estará competindo na pista”, revela o técnico da equipe Iverson Ladewig. “Vamos tentar obter bons resultados, para que possamos lutar por vagas olímpicas também”, ponderou Iverson.

Além de Iverson e dos atletas, a delegação brasileira será chefiada pelo técnico de estrada, o paranaense Mauro Ribeiro, que também integra a direção técnica da Confederação Brasileira de Ciclismo e o mecânico Coquinho. O Brasil terá como principais adversários neste mundial países como Canadá, Chile, Argentina, Suíça, Japão, Coréia, China e Irã.

Voltar ao topo