Belo Horizonte – O Brasil comemorou neste domingo o título do torneio internacional de judô, competição por equipes que reuniu as seleções de Brasil, Argentina, Cuba, França, República Dominicana e seleção mineira.

A seleção passou pelo forte time francês por 3 a 1 na decisão. No total, em 20 combates, o Brasil venceu 14, empatou quatro e perdeu apenas dois. Cuba, a quem o Brasil vencera na véspera na semifinal por 3 a 0, ficou com o bronze. Os cubanos derrotaram Minas Gerais por 4 a 1.

Os franceses, impressionados com o público de duas mil pessoas que encheu o ginásio do Minas Tênis Clube, destacaram o alto nível da competição e a importância do torneio na preparação para o mundial por equipes de setembro próximo, em Paris.

"Já estamos prevenidos quanto a força do Brasil para o mundial em Paris. Espero que lá a história seja diferente. Uma final Brasil contra França não seria má", disse Daniel Fernandes, que empatou com Leandro Guilheiro na última luta da série.

Resultados

Brasil x França

 81kg: Flávio Canto (vencedor/ippon 3min44) x Alain Schimitt; – 90kg: Hugo Pessanha (vencedor/yuko) x Frédéric Demontfaucon; + 90kg: João Schilliter x Mathieu Battaille (vencedor/ippon 4min22); – 66kg: João Derly (vencedor/koka) x Christophe Besnard; – 73kg: Leandro Guilheiro x Daniel Fernandes (empate em koka).