A seleção brasileira masculina de basquete não tomou conhecimento da China e conquistou neste sábado sua terceira vitória no torneio da modalidade nos Jogos de Londres, por 98 a 59, praticamente eliminando a chance de encarar os Estados Unidos nas quartas de final da competição.

continua após a publicidade

Sob pressão depois da derrota para a Rússia, na terceira rodada, os brasileiros entraram em quadra conscientes de que precisavam da vitória para não correr risco de ficar apenas com a quarta colocação do grupo B, ou até mesmo depender de resultados para não ser eliminada. Se ficasse em quarto lugar, enfrentariam, provavelmente, os Estados Unidos, que ficaram perto de garantir o primeiro lugar no grupo A, com a vitória sobre a Lituânia.

Desde o início, a equipe tomou conta da partida e venceu todos os períodos do jogo. A menor diferença acabou acontecendo no segundo quarto, vencido pelos brasileiros por 17 a 12, selando o expressivo placar de 42 a 21, no fim do primeiro tempo.

O cestinha da partida foi o pivô Marquinhos, que fez 14 pontos. Outros quatro jogadores superaram os 10 pontos. O chinês Fangyu Zhu marcou 13 pontos. Outro destaque individual brasileiro foi Anderson Varejão, que pegou 13 rebotes e ainda anotou nove pontos.

continua após a publicidade

Na quinta e última rodada, a seleção brasileira encara a Espanha, em partida que será realizada nesta segunda-feira, às 16h (horário de Brasília). O duelo deve vale a segunda colocação da chave, hoje ocupado pelos brasileiros, enquanto os espanhois aparecem na terceira posição.