Brasil 1 permanece em 3º na Volvo Ocean

Portsmouth (Inglaterra) – Após cinco dias enfrentando condições difíceis, o Brasil 1 finalmente encontrou vento a favor para velejar até a Inglaterra, ponto de chegada da sétima perna, que começou em Nova York (EUA) no dia 11.

Líder, o holandês ABN Amro One continua bem à frente, a 99 milhas do Brasil 1, terceiro colocado, de acordo com o boletim de ontem. Mas a diferença para o sueco Ericsson, segundo, diminuiu, passando de 40 para 24 milhas náuticas em seis horas.

Na noite de segunda -, a flotilha deixou uma área de calmarias no meio do Atlântico Norte e voltou a velejar com velocidade. Pela primeira vez desde a chegada aos Estados Unidos, na quinta etapa, os barcos encontraram ventos a favor. Os novos ventos, porém, beneficiaram os barcos mais ao sul, como ABN 1 e Ericsson, que lideram a regata.

A diferença do Brasil 1 em relação aos suecos, no entanto, deve diminuir ainda mais nas próximas horas. Isso porque o Ericsson terá de mudar sua rota em direção ao norte, onde estão os brasileiros, no caminho de Portsmouth, Inglaterra. E o Brasil 1 mantém uma ótima vantagem sobre o quarto colocado, os norte-americanos do Piratas do Caribe, que aumentou de 17 milhas náuticas na tarde de segunda-feira, para 44, nesta terça.

A bordo, Horacio Carabelli, regulador de velas e diretor técnico do projeto, está tendo muito trabalho. Os pistões hidráulicos, que movimentam a quilha basculante, estão vazando óleo. Isso obriga a tripulação a bombear óleo constantemente para manter a inclinação da quilha na posição ideal. "Os sistemas estão bem, fora o nosso velho conhecido vazamento nos cilindros. Por enquanto, estamos recuperando o óleo perdido pelas pontas e reutilizando após a filtragem. O perigo é ficar sem óleo, mas temos uma reserva grande, no suprimento de emergência, além do que está dentro do cilindro-reserva que sempre carregamos", explica Carabelli. "O único incômodo dessa situação é ficar constantemente subindo a quilha, a cada meia hora, para ter a performance máxima sempre. O ângulo da quilha cai a um ritmo de um grau a cada duas horas, mas não chega a prejudicar nosso desempenho", completa.

A classificação geral da Volvo Ocean Race está assim: 1. ABN Amro One (HOL) 70,5 pontos; 2. Piratas do Caribe (EUA) 47,5; 3. Movistar (ESP) 47; 4. Brasil 1 (BRA) 42; 5. ABN Amro Two (HOL) 42; 6. Ericsson (SUE) 34,5; 7. Brunel (AUS) 2,5 pontos.

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