Boxe para estreantes em Curitiba

Novos pugilistas vestem as luvas a partir deste domingo, para o 2.º Campeonato Paranaense de Boxe para Estreantes.

A competição, que termina em maio, é divida em oito categorias – do peso-galo (54 quilos) ao superpesado (acima de 91 kg).

Não há restrição de idade, explica o ex-lutador Macaris do Livramento, presidente da Federação Paranaense de Boxe, organizador da competição – estão inscritos dois menores de idade, de 16 e 17 anos, que entram no ringue com autorização dos pais. A única obrigatoriedade é que os competidores nunca tenham disputado uma luta oficial, mesmo de outras modalidades. ?Queremos garantir a igualdade na disputa?, falou o dirigente, que após recuperar-se de um infarto agudo, sofrido em fevereiro, homenageou o hospital onde foi tratado como o nome da competição.

São ao todo 40 novatos – 13 a mais que no primeiro campeonato, disputado no ano passado. Eles representam 11 academias do Paraná, sediadas em Curitiba, Ponta Grossa, Castro, Piên, Guarapuava e São José dos Pinhais.

As regras são amadoras, com proteção na cabeça e três assaltos de três minutos. O sistema é de eliminatória dupla – o pugilista só deixa a disputa se perder duas lutas.

A largada do campeonato será às 17 horas de domingo, na Academia Marcaris Boxe (Avenida Affonso Camargo, 2971, Cajuru). O ingresso custa R$ 5, válido para as oito lutas do dia.

Voltar ao topo