Bom desempenho coloca o Furacão entre os candidatos ao primeiro turno

De vice-lanterna e com poucas perspectivas de recuperação no Campeonato Brasileiro, o Atlético transformou as suas boas atuações em grandes resultados, entrou pela primeira vez no G4 na última rodada e é, ao lado de Cruzeiro, Botafogo e Grêmio, um dos candidatos ao título do 1º turno. Com Vagner Mancini no comando, o Furacão desbancou grandes adversários e, nos três últimos jogos da primeira parte do Brasileirão vai encarar times que estão na parte debaixo da tabela.

O primeiro desafio é o Náutico, time com pior aproveitamento até agora, amanhã, às 18h30, na Arena Pernambuco. Mesmo diante do lanterna, Mancini acredita em um jogo difícil. “O Náutico vai querer fazer o jogo da vida. Sempre que uma equipe está em uma situação destas, torna-se extremamente perigosa”, pontuou.

Depois do Náutico, o Rubro-Negro enfrenta o Santos, na Vila Capanema. Se mantiver o bom aproveitamento como mandante, o time tem tudo para fazer mais uma vítima jogando em seus domínios. Por fim, na última rodada do turno, o Furacão vai até o Rio encarar o Vasco, que não vive boa fase e está na zona intermediária da tabela.

Porém, o Grêmio, que é 3.º com um ponto à frente do Atlético, também não terá grandes concorrentes pela frente nas três últimas rodadas. O time gaúcho vai encarar Ponte Preta e Portuguesa, na Arena Grêmio, e o Goiás, no Serra Dourada. Já o Cruzeiro, atual líder, terá pela frente os cariocas Vasco e Flamengo, em casa, e o Bahia, em Salvador. O Botafogo, vice-líder, terá uma sequência mais complicada. Encara o São Paulo, que está em ascensão, o Coritiba, que segue brigando para voltar ao G4, ambos no Rio, e o Criciúma, em Santa Catarina.

Se somados os aproveitamentos dos quatro primeiros colocados nas últimas cinco rodadas, os números do Atlético são animadores. O Furacão conquistou 11 dos 15 pontos e com aproveitamento de 73%. Perde só para o Grêmio, que somou um ponto a mais.

O Cruzeiro não está tão distante e, nas últimas cinco partidas, fez dez pontos e somou aproveitamento de 66%. Já o Botafogo foi o time que mais caiu nas últimas rodadas. Dos cinco últimos compromissos que fez, o time da estrela solitária fez somente seis pontos e só não saiu das primeiras posições por causa do bom começo que fez no Campeonato Brasileiro.