Teve início ontem, em Curitiba, a temporada 2009 do projeto Bom de Bola Parati. A competição reúne meninos e meninas de 11 a 14 anos no campeonato de futebol. A solenidade aconteceu no Ginásio de Esportes Joval de Paula Souza, em Araucária.

Neste ano foram incorporados representantes dos Campos Gerais, Centro Sul e Norte Pioneiro, além de Curitiba e Região Metropolitana e do Litoral do Estado. Ao todos serão 69 municípios do Estado participando do torneio.

Em 2008, o Bom de Bola teve times de 38 cidades. Uma das novidades é que o projeto volta a contar com a participação de equipes de escolas, e não mais de seleções em cada município.

”É uma forma de retomarmos o conceito de quando o projeto chegou ao Paraná, em 1999. Queremos mais o envolvimento das escolas, de mais crianças. Aumenta o cunho social do projeto”, diz Adair Guth, diretor do Bom de Bola.

Os jogos começam na próxima semana, em Irati. A regional contra, além do time da casa, com os municípios de Rio Azul, Ivaí, Malet, Guamiranga, Teixeira Soares, Rebouças Inácio Martins, Fernandes Pinheiro, Ipiranga, Prudentópolis e Imbituva.

Ao todo serão 10 regionais – Irati, Piraquara, Antonina, Balsa Nova, Fazenda Rio Grande, Adrianópolis, Palmeira, Campina Grande do Sul, Piên e Arapoti. As equipes jogarão entre si em cada regional, classificando-se para a fase seguinte as duas melhores no masculino e feminino.

Na 3.ª-feira foi assinada na Assembléia Legislativa do Paraná, a parceria entre o Instituto Cultural Parati e o poder legislativo, que também participa do projeto através da Comissão de Saúde e da TV Sinal. O Bom de Bola tem ainda o apoio da Secretaria Antridrogas de Curitiba.