O jamaicano Usain Bolt venceu nesta sexta-feira a prova dos 100 metros do Meeting de Ostrava, da República Checa, ao cravar o tempo de 10s04. Essa foi a primeira competição disputada pelo recordista mundial em solo europeu nesta temporada, na qual ele tem como principal objetivo a conquista do bicampeonato olímpico nos Jogos de Londres.

Vencedor de três medalhas de ouro na Olimpíada de Pequim, em 2008, Bolt teve uma largada ruim nesta sexta, mas depois arrancou para garantir a vitória com um tempo mais lento do que ele esperava. Na última terça-feira, ele disse que tinha o objetivo de percorrer os 100 metros em 9s7, que seria a sua melhor marca nesta temporada.

Anteriormente, no último dia 5, o velocista marcou 9s82 em uma prova dos 100 metros realizada em Kingston, na Jamaica, onde obteve a sua melhor marca do ano na distância. O tempo discreto desta sexta, porém, foi suficiente para deixar em segundo lugar Kim Collins, de São Cristóvão e Nevis, que cravou 10s19, enquanto o norte-americano Darvis Patton ficou com a medalha de bronze ao cronometrar 10s22. O recorde mundial de Bolt nos 100 metros, obtido em 2009, é de 9s58.

Após participar do Meeting de Ostrava, o jamaicano vai participar das etapas de Roma, em 31 de maio, e Oslo, na Noruega, em 7 de junho, da Diamond League. Em seguida, ele voltará a disputar competições na Jamaica, antes de correr novamente em solo europeu no dia 20 de julho, quando estará na prova dos 200 metros na etapa de Mônaco da Diamond League, na sua última disputa antes do começo dos Jogos de Londres.