A Federação de Desportos Aquáticos do Paraná realiza, tradicionalmente, o Troféu Paraná de Natação para encerrar suas atividades em cada ano, e, no fim de semana passado, as provas foram realizadas no Clube Curitibano. O evento é reconhecido como um dos campeonatos de natação de maior nível técnico do Brasil.
Num ambiente de confraternização e também muita rivalidade, os principais atletas do Estado se reuniram para brigar pelo maior título da natação paranaense. Da mesma forma, os clubes, associações e academias filiadas à FDAP brigam também neste evento pelo título de entidade mais eficiente ao longo do ano. Neste ano de 2005, o campeonato foi realizado nas dependências do Clube Curitibano e contou com a presença de mais de 500 atletas. O nível técnico foi excelente, mostrando que as piscinas paranaenses continuam mantendo a tradição de revelar grandes nomes da natação brasileira e mundial.
O destaque da categoria feminina foi da atleta Carolina Leite Gonçalves, da Adenlon de Londrina. Carolina, de 20 anos, obteve ouro em todas as quatro provas das quais participou, além de superar um recorde e ter conseguido o melhor índice técnico feminino da competição, o que significa o tempo proporcionalmente mais próximo do recorde mundial. Cabe lembrar que Carolina ainda nadou duas provas com um problema no tornozelo.
Já no masculino, dois atletas merecem destaque. Henrique Rodrigues, da Escola de Natação Amaral, e Leonardo Sumida, do Clube Curitibano, foram aqueles que mais surpreenderam. Henrique, de apenas 14 anos, desbancou atletas experientes e renomados da natação paranaense, sendo protagonista de duas medalhas de ouro, além de um recorde. Já Leonardo, de 19 anos, foi o responsável por duas medalhas de ouro e duas de prata, além de ter superado um recorde e ter ficado com o melhor índice técnico da competição.
Assim, fica evidente que o resultado do Troféu Paraná de Natação foi positivo. A disputa foi sadia e proporcionou momentos de emoção ao longo do campeonato. Isso prova que o trabalho que vem sendo realizado pelas entidades filiadas, juntamente com a Federação de Desportos Aquáticos do Paraná, está gerando frutos para a natação do nosso Estado. A presidenta da FDAP, Mirley Lemos Corrado, conclui: "O ano foi muito positivo e nos trouxe muito boas surpresas. Mesmo assim, tenho plena certeza que o ano de 2006 será muito melhor, pois ainda temos muita capacidade para desenvolver".


